Deixou o FC Porto, rumou a Espanha e lembra "o melhor professor, fenómeno e lenda"
João Costa, guarda-redes formado no FC Porto, defende as redes da equipa B do Granada.
Corpo do artigo
Foi em 2018 que João Costa optou por dar um novo rumo à carreira. Depois de cumprir a formação no FC Porto e de atuar na equipa B - chegou também a ser emprestado ao Gil Vicente -, rumou, por empréstimo ao Cartagena.
As exibições na II divisão B de Espanha convenceram o Mirandés a contratar o guarda-redes português no último verão e, em janeiro último, surgiu nova mudança, desta feita para o Granada, onde atua pela equipa B.
Contudo, mesmo com todas as mudanças, João Costa não esquece o clube do coração, o FC Porto, e um "professor" muito especial. "Iker [Casillas] é um exemplo para todos, um fenómeno e uma lenda do futebol. É impossível ter melhor professor. Foi o melhor guarda-redes do Mundo durante cinco temporadas e sinto-me muito agradecido por poder ter estado com ele. Fui uma grande ajuda para mim", contou "Andorinha", citado pelo jornal As.
12091958
"Perguntei-lhe como era a Segunda B e o Cartagena. Falou-me muito bem de Espanha, disse para eu vir e também falei com alguns amigos que estão em Espanha. Isso ajudou-me a tomar a decisão e vir para cá", acrescenta o guardião de 24 anos, que tem passado a quarentena no país vizinho:
"Estou em Granada e tenho toda a família em Portugal. Sinto muito a falta deles. Mas, graças a Deus, a minha família está bem e vamos mantendo contacto diário, estou tranquilo. (...) No início estava a ser fácil, mas agora sinto que é cada vez mais difícil. É uma situação delicada, mas isolar-nos é o que devemos fazer", rematou.