Da roupa à proibição de beijos: as regras do Mundial de Clubes para os adeptos
O Mundial de Clubes arranca esta quarta-feira, em Doha, capital do Catar.
Corpo do artigo
Começa esta quarta-feira, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes. O primeiro jogo será entre o anfitrião Al-Sadd e o Hienghène Sport, da Nova Caledónia, mas os pratos fortes - jogos de Flamengo e Liverpool - só vão surgir na próxima semana, mais especificamente nos dias 17 e 18, respetivamente.
Por se realizar num país árabe, há algumas "normas de conduta" que os adeptos devem ter em conta. Questões de comportamento, sobre o que é, ou não, permitido no Catar.
11601130
As mulheres não são obrigadas a cobrir a cabeça com lenços e podem vestir calças, calções ou outras peças. Nos estádios não há qualquer restrição neste parâmetro e não há limitações à entrada de adeptas. O Globoesporte e a recomendação geral é de "bom senso", evitando o uso de peças de roupa menos formais ou reduzidas em locais como edifícios do Governo ou mercados. Roupas próprias para banho, devem ser restringidas a praias particulares ou piscinas, sendo proibidas em areais públicos. O Ministério das Relações Externas do Brasil ressalva ainda que decotes acentuados, minissaias e calções curtos deve ser evitado.
Demonstrações públicas de afeto, como beijos, também devem ser postas de parte, uma vez que são consideradas impróprias pela cultura árabe. O Ministério das Relações Externas do Brasil destaca que "carícias e beijos entre homens e mulheres em público são passíveis de processo e punição criminal".O comité organizador do Mundial refere que são bem-vindos adeptos de todas as orientações sexuais e que o bem-estar dos mesmos é prioritário.
O consumo de álcool é proibido nas ruas, mas há uma alternativa para os adeptos: na fan zone montada no Doha Sports Park, são permitidas as bebidas espirituosas, uma vez que se situa numa localização mais afastada dos estádios, onde não serão vendidas bebidas alcoólicas. Quanto às drogas, as regras são simples: o seu consumo é considerado um crime grave.