Curaçau "rouba" título de país mais pequeno num Mundial à Islândia... e Cabo Verde

Curaçau
AFP
Cabo Verde era até agora, termos de em área quadrada, o país mais pequeno de sempre a qualificar-se para um Mundial, mas foi destronado pela ilha caribenha. Em população, o recorde é da Islândia, mas também vai passar a ser do Curaçau
Leia também Cristiano Ronaldo tirou selfie com Elon Musk e Infantino na Casa Branca
Curaçau, que se apurou na madrugada desta quarta-feira para o primeiro Mundial da sua história, vai tornar-se na nação mais pequena de sempre, tanto em termos de população como em área quadrada, a disputar a fase final do torneio em 2026.
A ilha das Caraíbas, com pouco mais de 150 mil habitantes, tornou-se a nação mais pequena a conseguir a qualificação para a fase final de um Campeonato do Mundo, destronando a Islândia (405 mil habitantes), que esteve no Mundial'2018, não passando da fase de grupos na Rússia.
Já em área quadrada, Cabo Verde, que também se qualificou de forma inédita para o Mundial em outubro, previa receber esse título, ao dispersar-se por quase 4000 quilómetros quadrados, abaixo dos 5100 de Trindade e Tobago, presente em 2006 e eliminada ao fim de três partidas, na Alemanha.
No entanto, os lusófonos foram "destronados" por Curaçau, que tem 444 quilómetros quadrados. Catar, Kuwait, Irlanda do Norte, Emirados Árabes Unidos, Islândia e Eslovénia são outros pequenos países em área que já disputaram um Mundial.

