Em causa o título de 1987, que o Flamengo reconhece como seu.
Corpo do artigo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e não reconhece o heptacampeonato ao Flamengo. O Mengão conquistou o Brasileirão no domingo e diz ter vencido o sétimo campeonato da sua história, mas o STF não considera o mesmo.
Vamos por partes. O STF considerou que o Sport Recife é o único campeão brasileiro de 1987, algo que a CBF chegou a contrariar em 2011, quando propôs que tanto o Sport Recife como o Flamengo fossem considerados campeões desse ano.
Mas qual a razão da polémica? Em 1987, face à falta de condições financeiras da CBF, vários clubes uniram-se para criar uma prova paralela ao Brasileirão, a Copa União, com o intuito de tornar essa competição no campeonato nacional desse ano. Os emblemas participantes foram Flamengo, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Grémio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco da Gama, Santa Cruz, Goiás e Coritiba. O Flamengo acabou por ser o vencedor deste minicampeonato, apelidado de Módulo Verde. Já o Sport foi o campeão do Módulo Amarelo, organizado pela CBF. Daqui se percebe o porquê de existirem dois campeões no ano de 1987.
11548033
A verdade é que os flamenguistas sempre consideraram esse título como válido e, portanto, o troféu deste domingo seria o sétimo da história do clube. No entanto, neste domingo, o UOL Esporte contactou a CBF e procurou saber qual era a posição oficial da Confederação sobre este tema: o Fla tem "apenas" seis campeonatos brasileiros conquistados.
"A questão extrapola o entendimento da CBF. Após longa discussão judicial, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o Sport Club do Recife é o único Campeão Brasileiro de 1987, ao contrário do que chegou a propor a CBF, em 2011, que considerava os dois clubes campeões daquele ano. Assim, em respeito à decisão do Poder Judiciário e do ponto de vista legal, não há alternativa à CBF senão reconhecer o Clube de Regatas do Flamengo como hexacampeão brasileiro", disse fonte da Confederação àquela publicação.
Assim sendo, e ao contrário do que proclama o emblema carioca, o Flamengo tem oficialmente seis campeonatos brasileiros.