"Claro que o Benfica nesta altura não demonstrou ser ainda a equipa que prometia"
ENTREVISTA - Pedro Santos, ex-Braga e que passou pela formação dos leões, tendo agora conquistado a MLS pelo Columbus Crew, fala sobre os que considera serem os candidatos ao título em Portugal.
Corpo do artigo
Pedro Santos vê com bons olhos um maior equilíbrio no futebol nacional.
Tem seguido o campeonato português? Quais são as suas impressões?
-Sempre que posso vejo os jogos e este ano tem sido um campeonato um pouco diferente de outros. Várias equipas têm demonstrado a sua qualidade e isso é a prova de que o futebol português pode ter mais equipas a lutar pelos lugares cimeiros. Isso só beneficia a I Liga, valorizando-a.
Passou pela Sporting e saiu do Braga para o Columbus Crew, considera que leões e minhotos podem discutir o título com o FC Porto e o Benfica?
-Acredito que sim. O Braga tem um plantel muito bom. Talvez o melhor dos últimos ano, com muita variedade e qualidade e tem tudo para fazer uma excelente época. O Sporting também teve um excelente arranque de temporada, fortíssimo, ocupa o primeiro lugar e está a jogar um futebol muito bom. Penso que pode haver uma luta a quatro até uma fase mais adiantada da competição.
Quem são as maiores surpresas pela positiva e pela negativa?
-Pela positiva diria o Sporting, não só por estar na liderança, mas também pelo futebol que pratica. Ter sido eliminado da Liga Europa se calhar também tem sido vantajoso para eles, mas atualmente é a melhor equipa do campeonato, a que pratica o futebol mais vistoso. Pela negativa, há alguns exemplos. Penso que o V. Guimarães, com o plantel que tem, não está a ter um bom início de temporada, e claro que o Benfica nesta altura também não demonstrou ser ainda a equipa que prometia, mais pelas exibições porque, bem ou mal, tem conseguido ganhar a maior parte das vezes. Mas não está a ser aquele Benfica do Jorge Jesus de há uns anos, em que dominava os jogos do princípio ao fim e praticava um futebol atraente e agradável.