Champions: prémios mais generosos, ranking histórico e aumento na Liga Europa
Os prémios da Liga dos Campeões vão sofrer alterações para o triénio 2018-2021.
Corpo do artigo
Os prémios da Liga dos Campeões para o triénio 2018-2021 vão ser alvo de alterações, segundo avança o Mundo Deportivo.
De acordo com a publicação catalã, a UEFA e a ECA (Associação de Clubes Europeus) chegaram a acordo para as mudanças na principal prova europeia de clubes, que passará a distribuir 1900 milhões de euros em prémios, uma diferença de 500 milhões em relação ao anterior triénio.
Por exemplo, a qualificação para a fase de grupos valerá 15 milhões de euros, enquanto cada triunfo renderá 2,7 milhões de euros. Já um empate permitirá um encaixe de 900 mil euros. O prémio da vitória na final da Liga dos Campeões também sofrerá um aumento, passando a valer 19 milhões de euros ao clube vencedor.
Além do aumento generalizado dos prémios habituais, mediante a participação e os resultados, a grande novidade passa pela criação de um "ranking histórico" que distribuirá um bónus de 528 milhões, com base nos títulos de campeão europeu conquistados no passado e no histórico de resultados dos clubes na competição. Perante a criação deste ranking, as equipas terão a possibilidade de realizar um encaixe extra que, no máximo, poderá ascender aos 32 milhões de euros.
Quanto à Liga Europa, a segunda competição do calendário UEFA também terá prémios mais generosos no triénio 2018-2021, uma vez que possuirá 500 milhões de euros - mais 100 milhões que no período anterior - em caixa para distribuir pelos clubes.