Champions: confira as equipas já apuradas e as contas para a última jornada da fase de grupos
Vários apurados para os "oitavos" quando falta apenas uma jornada para o final da fase de grupos
Corpo do artigo
A derrota do FC Porto em Barcelona obriga os dragões a um decisivo jogo na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, dia 13 de dezembro, na receção ao Shakthtar Donetsk.
A corrida aos oitavos de final começou, nesta quinta jornada do Grupo H, com as três equipas ainda envolvidas, mas após ganhar, por 2-1, o Barcelona assegura o primeiro bilhete, ao atingir os 12 pontos.
Portistas e ucranianos, com nove pontos cada, vão 'brigar' no Estádio do Dragão pela outra vaga, com vantagem para os vice-campeões portugueses, que passam com uma vitória, mas também com um empate, tendo em conta que têm vantagem no confronto direto.
Mais cedo que o jogo de Montjuic, a equipa da Ucrânia ganhou por 1-0 ao Antuérpia - os belgas só colecionam derrotas - e confirmou que se mantém na luta, até com hipóteses teóricas de chegar ao primeiro lugar.
Dois golos portugueses em Barcelona, mas ambos para os blaugrana - João Cancelo empatou o jogo, aos 32 minutos, e João Félix fez o golo da vitória, aos 57, a passe do lateral luso, que foi o homem do jogo.
O FC Porto ainda sonhou, com o golo do brasileiro Pepê, aos 30 minutos, mas foi sol de pouca dura e, em boa verdade, os dragões não fizeram muito mais pelo resultado.
Em Hamburgo, casa emprestada por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, a formação de Donetsk foi justa vencedora perante o Antuérpia, por 1-0, golo de Mykola Matvienko, aos 12 minutos.
No Grupo F também já há um apurado, é o Borussia Dortmund, brilhante vencedor no reduto do Milan. No outro jogo, o empate 1-1 entre PSG e Newcastle significa que a luta vai continuar a três, por uma vaga nos oitavos, até à sexta jornada.
O Dortmund tem 10 pontos e ficará num dos dois primeiros lugares, enquanto PSG (sete pontos), Newcastle (cinco) e Milan (cinco) ficam com tudo em aberto, podendo continuar na Champions ou até, no caso de ingleses e italianos, dar por finda a época europeia.
No Estádio Giuseppe Meazza, Marco Reus adiantou os visitantes, de grande penalidade, aos 10 minutos, e Samuel Chukwueze ainda empatou, aos 37. A segunda parte permitiu ao Dortmund brilhar, sobretudo no contra-ataque, e marcar mais dois, através de Bynoe-Gittens (59) e Karim-David Adeyemi (69).
Claramente a perder gás, com derrota e empate nos últimos dois jogos, o PSG livrou-se de boa e arrancou, ainda assim, um empate perante o Newcastle. Os ingleses adiantaram-se aos 24 minutos, através de Alexander Isak, e o campeão francês só empatou aos 90+8 e de grande penalidade, cobrada pelo 'inevitável' Kylian Mbappé.
Danilo Pereira foi o único luso titular nos parisienses, mas Vitinha e Gonçalo Ramos também acabaram por ir a jogo, quando a opção era dar tudo por tudo no ataque.
Os outros dois apurados vêm do Grupo E, em que Atlético de Madrid e Lázio são os que seguem para os oitavos e o Feyenoord, o grande derrotado, relegado para a Liga Europa.
Os neerlandeses perderam em casa com os colchoneros, por 3-1, e a Lázio ganhou por 2-0 na receção ao Celtic, com bis de Ciro Immobile (82 e 85 minutos).
Em Roterdão, marcaram para os colchoneros Geertuida, na própria baliza (14 minutos), Hermoso (57) e Giménez, também um autogolo (83). O tento dos locais foi de Wieffer (77).
Atlético de Madrid (11 pontos) e Lázio (10) já estão seguros na próxima fase, Feyenoord (seis) segue para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa e o Celtic (um) fecha a participação europeia.
No Grupo G, com as principais dúvidas já esclarecidas, o Manchester City sofreu para ganhar o grupo ao Leipzig, enquanto o Young Boys é relegado para a Liga Europa, em detrimento do Estrela Vermelha.
O City virou de dois golos de desvantagem para 3-2, com golos de Haaland (54 minutos), Foden (70) e Álvarez (87). Antes, tinha marcado para o Leipzig o avançado Lois Openda, aos 13 e 33.
Bernardo Silva e Rúben Dias foram titulares na equipa inglesa, enquanto Fábio Carvalho entrou para jogar pelo Leipzig aos 74, ainda a tempo de conseguir boas ocasiões.
Em Berna, com Joel Monteiro no onze inicial dos locais, começou por marcar na própria baliza Nedeljkovic, aos oito minutos, e Blum confirmou a vitória dos helvéticos, aos 29.