Na reta final da partida, um desvio de Yuri Alberto com a mão dentro da sua área não foi considerado motivo para grande penalidade, numa decisão que a CBF admitiu posteriormente não ter sido correta.
Corpo do artigo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu esta terça-feira que houve um erro de arbitragem na partida entre o Corinthians e o Grémio (4-4), quando um desvio com a mão dentro de área por parte de Yuri Alberto, avançado do "Timão", não foi considerado motivo para assinalar penálti, na reta final do jogo.
No lance, Alberto desvia um cruzamento dentro da área do Corinthians com o braço aberto, sendo que o árbitro Wilton Sampaio ouviu indicações do VAR, que o aconselhou a mandar seguir jogo, não revendo as imagens.
Na sequência dessa decisão, que causou imediatamente polémica e motivou declarações fortes do treinador do Grémio, Renato Gaúcho, a Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar a equipa de VAR atribuída para o jogo e está a avaliar um possível castigo para Wilton Sampaio.
"Aos 49 minutos da segunda parte, o atleta número 9 da equipa de branco e preto [Yuri Alberto], em ação de bloqueio com o braço numa posição não natural e a aumentar o seu espaço corporal, intercepta um cruzamento para a área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação carateriza a infração de penálti, portanto uma penalidade devia ter sido marcado no campo. E quando não marcada, o VAR devia ter recomendado revisão para tal ação", analisou Péricles Bassols, chefe técnico do VAR na CBF.
Veja o lance:
Hace una semana Luis Suárez se quejaba en twitter del árbitro Wilton Sampaio
- En el VAR (@EnElVar) September 19, 2023
Hoy no le cobró este claro penal a favor de Gremio de Yuri Alberto
pic.twitter.com/Yg79OGJ7Kp
17050873
17046677