Baixa de peso na Seleção: Cancelo testa positivo à covid-19 e é substituído por Dalot
Teste antigénio deu positivo e lateral do Manchester City já se encontra em isolamento. Restantes jogadores testaram negativo.
Corpo do artigo
Baixa de peso na Seleção Nacional a dois dias do primeiro jogo no Euro'2020: João Cancelo, lateral-direito do Manchester City, testou positivo à covid-19 após a realização de um teste antigénio no sábado, resultado que foi confirmado por um teste RT-PCR.
De acordo com nota de Imprensa divulgada este domingo pela Federação Portuguesa de Futebol, Cancelo "encontra-se bem" e já está em isolamento. Os restantes convocados de Portugal testaram negativo.
De referir ainda que o plano de preparação da Seleção não sofrerá alterações devido ao caso de infeção de João Cancelo: "As autoridades de saúde húngaras tomaram conhecimento do cumprimento dos procedimentos de proteção, integralmente respeitados de acordo com o protocolo UEFA, num grupo que tem, além disso, uma elevada taxa de cobertura por vacina e autorizaram a Seleção Nacional a cumprir o plano estipulado para o Campeonato da Europa sem qualquer alteração", pode ler-se na nota da FPF.
Para o lugar do jogador de 27 anos foi chamado Diogo Dalot. Trata-se de uma estreia na Seleção A para o lateral do Milan, que esteve presente no Europeu de sub-21 e surge agora como alternativa de última hora para o corredor direito das Quinas.
Na última época, Dalot, de 22 anos, realizou um total de 33 jogos pela equipa italiana, apontando dois golos.
Leia a nota de Imprensa:
"Diogo Dalot, internacional sub-21, vai juntar-se à comitiva da Seleção Nacional que se encontra em Budapeste a preparar a estreia no Euro 2020.
O jogador do AC Milan substituirá João Cancelo, que testou positivo à covid-19 no seguimento de um teste rápido de antigénio realizado este sábado pela Unidade de Saúde e Performance da FPF.
As autoridades de saúde húngaras foram imediatamente informadas e o jogador - que se encontra bem - foi colocado em isolamento.
O resultado do teste realizado pela USP foi confirmado por um teste RT-PCR efetuado a João Cancelo também no sábado e cujo resultado foi conhecido na manhã de domingo.
De acordo com o protocolo covid-19 definido pela UEFA antes dos jogos do EURO 2020, todos os jogadores e elementos da comitiva realizaram testes RT-PCR no sábado. Os resultados, com exceção de João Cancelo, foram negativos.
As autoridades de saúde húngaras tomaram conhecimento do cumprimento dos procedimentos de proteção, integralmente respeitados de acordo com o protocolo UEFA, num grupo que tem, além disso, uma elevada taxa de cobertura por vacina e autorizaram a Seleção Nacional a cumprir o plano estipulado para o Campeonato da Europa sem qualquer alteração."