Lateral de 22 anos foi chamado ao Euro'2020 para o lugar de João Cancelo, infetado com covid-19.
Corpo do artigo
A preparação de Portugal para o jogo de estreia no Euro'2020, frente à Hungria (terça-feira às 17h00), esbarrou num obstáculo inesperado, com João Cancelo a testar positivo à covid-19 a dois dias do duelo de Budapeste.
Para o seu lugar, confirmou a FPF, foi chamado Diogo Dalot, lateral cedido pelo Manchester United ao Milan que marcou presença no Europeu de sub-21, na qualidade de indiscutível da equipa de Rui Jorge.
Agora, o ex-FC Porto foi convocado de "urgência", numa altura em que até estava de férias no Dubai, para suprir a baixa de peso que é Cancelo, sério aspirante à titularidade no primeiro encontro luso no Europeu.
É de salientar que esta é mesmo a primeira chamada de Dalot à principal Seleção das Quinas, algo que traz à memória um episódio semelhante que ocorreu em 2010, aquando do Mundial da África do Sul. Na altura, Nani lesionou-se e desfalcou Portugal, com Carlos Queiroz a convocar Rúben Amorim - também com zero internacionalizações AA - à última hora.
E a verdade é que o agora treinador do Sporting, então ao serviço do Benfica, cumpriu o primeiro jogo pelas Quinas na estreia da Seleção no Mundial, frente à Costa do Marfim (0-0). Amorim foi lançado aos 85 minutos de jogo, numa estreia "a doer", sem experiência prévia. Agora, o mesmo poderá acontecer com Dalot, ainda que seja expectável que Nélson Semedo ocupe o lugar de lateral-direito no onze luso. Tem a palavra Fernando Santos...