CAN arranca domingo com 18 jogadores de clubes portugueses. Confira os nomes

Diomande é um dos 18 jogadores que jogam em Portugal que vai disputar a CAN'2025
Mário Vasa
Moçambique, com seis jogadores convocados, e Angola, com três, destacam-se na prova, que tem como favorito o anfitrião Marrocos e decorre de 21 de dezembro a 18 de janeiro de 2026
Leia também Marrocos ensaia sistema de segurança na CAN a pensar no Mundial'2030
A Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025, que arranca domingo, dia 21 de dezembro, vai ser abrilhantada com a participação de 18 futebolistas que alinham nas competições portuguesas, cuja presença em oito das 24 seleções que disputarão o torneio desfalcará 15 clubes nacionais.
Moçambique, com seis jogadores convocados, e Angola, com três, destacam-se, previsivelmente, entre os países cujos selecionadores chamaram mais atletas que alinham em clubes portugueses para disputar a mais importante prova africana de seleções, cuja 35.ª edição se realiza em Marrocos, até 18 de janeiro de 2026.
O avançado do Sporting Geny Catamo é a principal referência dos mambas, que chamaram ainda o defesa Diogo Calila (Santa Clara) e o avançado Witi Quembo (Nacional), todos da I Liga, mas também o médio Keyns Abdala (Desportivo de Chaves B), do Campeonato de Portugal (CP), quarto escalão nacional, enquanto o guarda-redes Kimiss Zavala e o ponta-de-lança Chamito competem geralmente pelas equipas sub-23 de Marítimo e Académico de Viseu na Liga Revelação.
Orientado por Chiquinho Conde, que tem extensa ligação pelo futebol português, Moçambique integra o Grupo F, ao lado de Gabão, Camarões, vencedores por cinco vezes, e Costa do Marfim, tricampeã e atual detentora do troféu, que elegeu os defesas Ousmane Diomande (Sporting) e Ghislain Konan (Gil Vicente).
Tal como os bicampeões portugueses, os gilistas ficarão sem dois jogadores nas próximas semanas devido à CAN2025, pois o defesa Jonathan Buatu foi convocado por Angola, que reclamou também a presença de outro defensor, Pedro Bondo (Famalicão), e do centrocampista Beni Mukendi (Vitória de Guimarães).
Inseridos na poule B, os palancas negras têm pela frente o Egito, recordista de troféus, com sete, a Zâmbia e a África do Sul, campeã por uma ocasião e equipa na qual alinhará Sphephelo Sithole, médio do Tondela, que disponibilizou também o lateral esquerdo Rémy Vita às Comores.
Os comorianos contarão ainda nas suas fileiras com Iyad Mohamed, centrocampista do Casa Pia, e terão como opositores no Grupo A as representações de Marrocos, país anfitrião, Zâmbia e Mali, dos defesas Sikou Niakaté (Sporting de Braga) e Amadou Danté (Arouca).
Três vezes vencedora da competição, a Nigéria recrutou o defesa Zaidu ao FC Porto, líder isolado da I Liga, num torneio em que enfrentará a Tunísia, o Uganda e a Tanzânia na poule C.
No Grupo D, o médio Dokou Dodo, do "secundário" Leixões, foi convocado pelo Benim para encarar o Senegal, o Botsuana e a RD Congo, possível oponente de Portugal no Mundial, caso vença a Nova Caledónia ou a Jamaica no primeiro trajeto da dupla repescagem intercontinental, em março, no México.
A poule E é a única sem jogadores provenientes de clubes lusos, apesar de ter a Guiné Equatorial, um dos seis Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que se cruzará com Argélia, Sudão e Burkina Faso.
Ao contrário de 2021 e 2023, a principal competição africana de seleções não conta com treinadores portugueses e volta a concentrar 24 seleções, qualificando os dois primeiros colocados dos seis agrupamentos e os quatro melhores terceiros para os oitavos de final.
Os 18 jogadores cedidos por clubes portugueses para CAN2025:
Nome País Clube
Yaya Sithole, África do Sul (Tondela)
Jonathan Buatu, Angola (Gil Vicente)
Pedro Bondo, Angola (Famalicão)
Beni Mukendi, Angola (Vitória de Guimarães)
Dokou Dodo, Benim (Leixões)
Iyad Mohamed, Comores (Casa Pia)
Rémy Vita, Comores (Tondela)
Ghislain Konan, Costa do Marfim (Gil Vicente)
Diomande, Costa do Marfim (Sporting)
Amadou Danté, Mali (Arouca)
Niakaté, Mali (Braga)
Kimiss Zavala, Moçambique (Marítimo sub-23)
Diogo Calila , Moçambique (Santa Clara)
Keyns Abdala, Moçambique (Desportivo de Chaves B)
Geny Catamo, Moçambique (Sporting)
Witi Quembo, Moçambique (Nacional)
Chamito, Moçambique (Ac. Viseu sub-23)
Zaidu, Nigéria (FC Porto)

