
Bruno Fernandes lesionou-se frente ao Aston Villa
AFP
Capitão do Manchester United sofreu uma lesão muscular e deve falhar os próximos seis jogos dos "red devils"
Leia também "Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono, FC Porto ou Benfica"
Péssima notícia para Rúben Amorim. Bruno Fernandes sofreu uma lesão muscular na derrota em casa do Aston Villa (2-1), no domingo, que o impediu mesmo de regressar ao relvado após o intervalo. O tempo estimado de paragem é de um mês, no mínimo, agravando ainda mais a já complicada situação para o treinador português do Manchester United.
Caso se confirmem os prazos adiantados pela Imprensa britânica, o capitão dos "red devils" deve falhar pelo menos seis jogos: as receções a Newcastle e Wolverhampton, ainda em 2025, e depois as visitas ao Leeds United e ao Burnley, assim como os jogos em casa diante de Brighton (para a Taça de Inglaterra) e Manchester City. Caso a recuperação decorra no período previsto, Bruno Fernandes já deve poder atuar na visita ao Emirates para defrontar o Arsenal, a 25 de janeiro.
Rúben Amorim, que já não podia contar com o trio que foi para a CAN (Mazraoui, Diallo e Mbeumo), além dos lesionados Maguire, De Ligt e Mainoo, fica assim sem o seu jogador mais influente. Bruno Fernandes é o atleta com mais ocasiões de golo criadas na Premier League, a larga distância (51, contra 36 de Doku, do Manchester City), liderando ainda todos os aspetos relacionados com envolvência no jogo no plantel do United: mais envolvimentos para golo, mais assistências, mais roubos de bola, mais toques na bola, mais cruzamentos, mais golos e assistências esperados, mais passes no último terço e mais passes de rutura.
Mesmo ante o Aston Villa, Bruno Fernandes foi o cérebro das melhores jogadas do Manchester United na primeira parte, criando uma oportunidade de golo e acertando 89 por cento dos passes que tentou. "Não sabemos o quão grave é, mas para ele sair do jogo...", afirmou Diogo Dalot após o apito final. "É realmente estranho. É algo muscular, acho que ele vai perder alguns jogos, não sei ao certo. Acho que vai demorar um pouco. Ele está sempre bem fisicamente, então pode ser que consiga recuperar rápido", salientou Rúben Amorim.
O treinador português terá assim de projetar um "novo" Manchester United, dada a preponderância que o capitão assume no desenho tático do compatriota. Desde que Rúben Amorim chegou a Old Trafford, de resto, Bruno Fernandes não falhou um único jogo por lesão - na verdade, foram apenas três as partidas que o médio português falhou por motivos físicos desde que assinou pelos "red devils", em janeiro de 2020: uma por gripe, em 2021/22, e duas por lesão em 2023/24. Nos últimos quatro jogos da Premier League em que Bruno não esteve presente, o United... perdeu os quatro, não marcando golos em três deles, e não ganhou nenhum dos últimos seis, pelo que não se afiguram tempos fáceis em Old Trafford.
Casemiro volta ao onze inicial e Ugarte deve manter-se
Depois de ter falhado o encontro com o Aston Villa, por ter visto quinto amarelo, Casemiro deve voltar ao onze na receção de sexta-feira ao Newcastle. O brasileiro deverá ter a companhia de Ugarte, que no domingo foi titular pela primeira vez desde setembro, ainda que com registo negativo - perdeu metade dos duelos pelo chão, cedeu a posse de bola sete vezes e não realizou sequer um corte na partida, com a particularidade de o United não ter vencido nenhum dos últimos nove jogos em que foi titular. Lisandro Martínez, adaptado a médio no Villa Park, e o adolescente Jack Fletcher, que entrou aos 73 minutos nesse encontro, são outras hipóteses para ocupar o lugar deixado em aberto por Bruno.
