Após duas épocas, 78 jogos e oito golos, André Gomes deixa o Valência
Corpo do artigo
André Gomes é o mais recente reforço do Barcelona. Ao fim da noite de quinta-feira, o clube catalão confirmou a chegada do internacional português, depois de ter alcançado uma plataforma de entendimento com o Valência. "O FC Barcelona e o Valência chegaram a um acordo para a transferência do jogador André Gomes", lia-se no comunicado oficial dos campeões de Espanha, que explicavam ainda que, "na próxima semana [André Gomes], vai assinar o contrato e ser apresentado como novo jogador" do clube.
O Barcelona não revelou oficialmente os valores do negócio e a duração do contrato com o médio que se sagrou campeão da Europa pela Seleção Nacional no Europeu"2016 de França. Mas a rádio "RAC 1", próxima dos catalães, explicou a transferência com alguns detalhes: o Barcelona terá acordado pagar 35 milhões de euros, a que se juntarão mais 20 milhões em variáveis. Contornos a que o Benfica está muito atento por ter garantido 25 por cento das mais-valias geradas acima do valor da venda de André Gomes ao Valência há dois anos (15 milhões). Ou seja, mediante estes números, o emblema da águia terá direito a cinco milhões de euros. Mas não é o único clube a beneficiar com o gasto do Barça, pois antes de chegar à Luz, André Gomes iniciou-se nas camadas jovens do FC Porto e passou pelas do Boavista, que assim têm direito a verbas referentes à formação.
No que diz respeito ao contrato do médio, de 22 anos, será válido por cinco temporadas, de acordo com a generalidade da Imprensa espanhola.
Após duas épocas, 78 jogos e oito golos, André Gomes deixa o Valência num verão em que o clube contratou o compatriota Nani.