FJ da Sociedade Alemã-Israelita detalhou as ações discriminatórias, que receberam, posteriormente, a condenação por parte do governo alemão e clube anfitrião
Corpo do artigo
Mil adeptos israelitas do Maccabi Haifa ouviram insultos antissemitas perpetrados por fãs alemães do Union Berlin, no decorrer do jogo entre os dois clubes, no Estádio Olímpico da capital alemã, relativo à Conference League. A discriminação xenófoba foi denotada, esta sexta-feira, pelo Fórum da Juventude da Sociedade Alemã-Israelita.
"Na bancada, fomos ameaçados por apoiantes do Union Berlin, que nos atiraram com cerveja e nos insultaram de 'judeus de merda', entre outras coisas", referiu a entidade, através de uma nota publicada na rede social Twitter.
Em acrescento, o Fórum da Juventude da Sociedade Alemã-Israelita detalhou que um adepto do Union Berlin também " tentou pegar fogo a uma bandeira israelita", o que foi "impedido" por um polícia à paisana presente na bancada do Estádio Olímpico.
A dar eco à "solidariedade recebida de outros adeptos do Union presentes no estádio", o comissário do governo alemão para o combate ao antissemitismo, Felix Kelin, lamentou que a "hostilidade aos judeus ainda é generalizada no futebol".
"Estou chocado que, em vez de respeito, ódio e violência emanaram de adeptos alemães neste lugar histórico. Gostaria de apelar a todos os dirigentes de clubes para que lidem com o fenómeno ainda mais do que no passado", afirmou o político.
A receção do Union Berlin ao Maccabi Haifa ocorreu, por imposição da UEFA para que fossem cumpridos requisitos, o Estádio Olímpico, que está associado ao regime nazi, por ter sido erguido em 1936 para receber os Jogos Olímpicos desse ano.
Entretanto, o Union Berlin, na figura do presidente Dirk Zingler, desculpou-se pelo comportamento dos adeptos do clube alemão na passada quinta-feira, dia em que o Maccabi Haifa se tornou o primeiro clube israelita a jogar no Estádio Olímpico.
"Este comportamento é vergonhoso e intolerável. Pedimos desculpa às pessoas afetadas. Nunca toleraremos discriminação É importante permanecer vigilante e trabalhar incansavelmente contra ela", afirmou o dirigente germânico.
Antes de disputar o jogo relativo à Conference League, a comitiva do Maccabi Haifa visitou o memorial do Holocausto localizado no centro de Berlim, tendo ali depositado uma coroa de flores. O clube israelita não reagiu, sequer, ao ocorrido.