A Mulher da Semana: Wembley cumpre a promessa e cai um recorde no futebol feminino
A partida de sábado entre Inglaterra e Alemanha registou a assistência mais alta de sempre de um desafio entre mulheres
Corpo do artigo
As seleções femininas de Inglaterra e Alemanha mediram forças este sábado em Wembley, num encontro que, apesar de ter sido de caráter particular, bateu um recorde: 77.768 pessoas assistiram à partida ao vivo, na assistência mais alta de sempre de um jogo de futebol feminino na pátria do beautiful game.
"Penso que se daqui a três meses houvesse novo em Wembley, a assistência seria igual"
A anterior marca também se registou em Wembley, na final de futebol dos Jogos Olímpicos de 2012, que levou 70.584 pessoas ao recinto.
Já se esperava que assim fosse, uma vez que os bilhetes esgotaram semanas antes do encontro, que acabou com um triunfo por 2-1 das germânicas.
Apesar disso e de algumas críticas levantadas ao treinador das leoas, Phil Neville, foi bem mais impactante o triunfo que o futebol feminino voltou a registar. Desde 2014 que a seleção feminina de Inglaterra não atuava no mítico estádio de Londres e muita coisa mudou desde então, basta ver que, nesse jogo há cinco anos, "só" estiveram 45.619 espectadores.
E se recuarmos a 1921? Bom, nesse ano o futebol feminino foi proibido. Não era "aceitável" para mulheres e, imagine-se, era "causa de infertilidade". É isto que todos têm de ter em mente quando avaliam e observam o futebol praticado por mulheres: teve - e ainda tem - de ultrapassar barreiras que só no seu caminho existem.
Mas, os recordes de assistência e de audiências televisivas vão ao chão ao mesmo tempo que preconceitos.
1193271299218518017
Foi mais um dia de cultura e tradição futebolística em Inglaterra, com muitas pessoas, particularmente crianças, a assistirem ao vivo a um encontro de futebol pela primeira vez. Num dia de frio gélido, o ambiente em torno do estádio aqueceu bem antes do início do jogo.
"Penso que se daqui a três meses houvesse novo em Wembley, a assistência seria igual, depois do que as pessoas viram de ambas as equipas. Foi um espectáculo fantástico, uma ocasião maravilhosa", frisou o selecionador inglês.