Plano prevê mudanças na distribuição de verbas, no quadro competitivos do principal escalão e a extinção de duas provas. Premier League garantiu, em comunicado, estar a trabalhar numa solução
Corpo do artigo
A Premier League estará a estudar a adoção de um plano reformador, denominado 'Project Big Picture', que visa a partilha de receitas televisivas do principal campeonato inglês com os escalões secundários e ainda alterações competitivas.
De acordo com revelações nos media ingleses, o 'Project Big Picture' estipula que a Premier League atribua 25% do valor proveniente dos contratos de transmissão televisiva aos emblemas de divisões inferiores, para mitigar os impactos financeiros motivados pelo contexto pandémico.
Ademais, o organismo que tutela o principal escalão inglês deixaria de atribuir quantias compensatórias aos clubes que descem ao Championship, competição da English Football League (EFL).
A implementação do plano prevê, também, a alteração de quadros competitivos, ou seja, o escalão máximo inglês passaria a ser composto por 18 clubes - e não os atuais 20 - e o 16.º classificado teria que disputar a vaga no prova contra o terceiro classificado da segunda divisão.
Ainda no plano competitivo, o 'Project Big Picture' pressupõe também a extinção do fim da Taça da Liga e da Supertaça inglesas e a criação de um torneio de verão da Premier League, além da criação de uma liga feminina.
Em troca da adoção destas medidas, o atual modelo de sufrágio da Premier League cairá em desuso. Ao invés de um voto por clube e a exigência de 14 votos para aprovar mudanças na regulamentação da competição, seriam precisos apenas seis votos de "acionistas de longo prazo".
No plano competitivo, o 'Project Big Picture' pressupõe a extinção do fim da Taça da Liga e da Supertaça inglesas e a criação de um torneio veranil da Premier League.
Através de um comunicado, a Premier League exibiu descontentamento pela informação tornada pública e garantiu que "tem trabalhado de boa-fé com os seus clubes e a EFL para encontrar uma solução para a exigência de financiamento de resgate devido à covid-19".
Idealizado pelos proprietários do Liverpool e do Manchester United, o 'Project Big Picture' pretende também descentralizar o poder detido pelos maiores clubes ingleses (Arsenal, Chelsea, Manchester City e Tottenham e os dois autores da iniciativa) e já foi acolhido pela EFL.