Youssouf entra na lista do Sporting: médio do Famalicão referenciado em Alvalade
Escola francesa agrada a Rúben Amorim. Treinador do Sporting gosta de jogadores que tenham pisado as principais ligas e a experiência no St. Étienne é valorizada. Alvo não é prioritário, mas averiguam-se condições negociais para o futuro
Corpo do artigo
Zaydou Youssouf está no radar do Sporting, sabe O JOGO. O médio do Famalicão é um dos jogadores referenciados para o meio-campo. Tanto que os leões, apurou o nosso jornal, enviaram emissários para acompanhar de perto os jogos do atleta francês de 24 anos.
Zaydou Youssouf fez 42 jogos pelo Famalicão em 2022/23. Pelo St. Étienne, antes, foi ganhando espaço. É forte a nível físico e tático
Com 42 encontros pelo Famalicão em 2022/23, o departamento de scouting do Sporting detetou uma evolução no canhoto na saída de bola e no passe curto, características que o destacam na ocupação de terreno e na disponibilidade que demonstra a nível ofensivo. Titular nos seis jogos da Liga, e também em Alvalade, Youssouf agradou bastante a Rúben Amorim e o nome ficou ainda mais bem cotado.
Para o técnico do Sporting é muito importante a formação de um atleta e o esquerdino do Famalicão tem "escola", como se costuma dizer, pois militou vários anos na formação do Bordéus, onde cresceu. No emblema do sudoeste de França chegou à equipa principal, tendo rumado depois ao St. Étienne, para aumentar, ano a ano, a sua importância na manobra coletiva (23 jogos em 2019/20, 30 em 2020/21 e 35 em 2021/22).
17072255
Olhar para campeonatos competitivos foi uma estratégia recente do treinador do Sporting, sendo evidentes os casos de Hjulmand (Lecce) e Fresneda (Valladolid), que jogaram o ano passado na principal divisão de Itália e Espanha, e de Gyokeres, a lutar para subir pelo Coventry, no Championship. Esse conhecimento tático e a experiência resultante do confronto com os melhores de cada campeonato fazem de Youssouf um nome a ter em conta.
Ainda assim, o alvo não é prioritário. Morita e Hjulmand são os mais completos médios para a posição, Pedro Gonçalves é aposta mais criativa e Daniel Bragança é para recuperar, física e psicologicamente, estando Dário Essugo mais longe do onze. Não deixa, porém, o leão de acompanhar possíveis alvos de mercado e iniciar sondagens para o futuro.
Famalicão é porta amiga e cara
Rúben Amorim e a SAD não têm pejo em contratar em Portugal. No entanto, há uma mudança no paradigma e o Sporting preferiu este verão só contratar lá fora. Ainda assim, a proximidade do Famalicão é grande: os leões conseguiram ter mais 40% do passe de Pedro Gonçalves (90% agora), ficando um total de 13,5 M€ em Famalicão. Ugarte custou 12,5 M€. No verão, o clube minhoto recusou abordagens por Youssouf e não tenciona baixar as altas exigências recentes. Iván Jaime era alvo caso Pote saísse, mas o FC Porto adiantou-se.
17071933