Equipa de Luís Castro não tem conseguido o mesmo rendimento quando atua fora de Guimarães, embora o panorama não esteja a ser muito diferente do das últimas épocas.
Corpo do artigo
O Vitória já não vai a tempo de igualar a pontuação obtida fora de casa na época 2016/17, que terminou em quarto lugar, mas tem margem para conseguir maquilhar aquilo que tem sido o rendimento da equipa longe do Estádio D. Afonso Henriques.
Com saídas a Vila do Conde, Alvalade e Moreira de Cónegos na agenda, uma boa reta final do Vitória ainda dará a segunda melhor pontuação como visitante desde a temporada 2014/15
Se nas partidas disputadas em casa pouco há a apontar, com nove triunfos e três empates em 14 jogos (30 pontos conquistados), nos jogos fora muito tem ficado por fazer, com apenas quatro vitórias e três empates obtidos num total de 14 partidas (15 pontos). Ou seja, para o Vitória chegar ao fim do campeonato com a segunda melhor pontuação fora de casa desde 2014/15 - quando o campeonato voltou a ter 34 jornadas - vai ter de somar mais dois triunfos nas três deslocações agendadas (Rio Ave, Sporting e Moreirense por esta ordem).
As últimas saídas do conjunto de Luís Castro têm acabado em pesadelos, mostrando uma espécie de bipolarização da equipa, muito forte em casa e uma presa fácil como visitante. O último triunfo fora de Guimarães foi alcançado há mais de dois meses, quando o Vitória venceu em Santa Maria da Feira por 2-1; desde aí perdeu em Tondela (1-0), empatou em Setúbal (1-1), saiu da Pedreira com uma derrota (1-0) e repetiu este resultado também nos Açores, frente ao Santa Clara (1-0). Este contexto torna ainda mais importante a deslocação a casa do Rio Ave, no domingo, em mais uma oportunidade para a equipa vitoriana tentar aquilo que não consegue desde a 12.ª jornada (dezembro), quando somou dois triunfos consecutivos no campeonato.
Apesar de o Vitória estar a mostrar uma imagem desfocada nos jogos realizados fora de casa, uma olhadela às últimas temporadas (ver quadro em anexo) deixa a descoberto um panorama semelhante. Tirando a tal época do quarto lugar, em 2016/17, quando houve mais pontos como visitante (30) do que como visitado (29), nos últimos campeonatos o rendimento nunca foi excecional fora de Guimarães. De resto, apesar de o comportamento da equipa estar longe do ideal sempre que sai de Guimarães, a verdade é que a pontuação da última temporada (13) já foi ultrapassada, e com a obtenção de um resultado histórico, como foi o triunfo alcançado no Estádio do Dragão (3-2) na terceira jornada.
Após duas derrotas nas duas últimas saídas, há a expectativa para perceber qual será o comportamento da equipa em casa do Rio Ave, palco onde ganhou em 2017/18 e 2016/17.