Tounkara, Ibrahima Bamba e André Amaro são um caso de sucesso e formam o eixo defensivo mais jovem de todas as equipas do campeonato português. Das sete equipas da Liga Bwin que utilizam normalmente três defesas-centrais, o V. Guimarães é aquela que apresenta o trio mais jovem. Foi assim nos jogos com o Braga e frente ao Santa Clara.
Corpo do artigo
Tounkara, Ibrahima Bamba e André Amaro são um caso único neste início de época. Os três defesas-centrais do V. Guimarães têm todos 20 anos, jogaram juntos nos dois últimos jogos e só sofreram um golo, nos instantes finais com o Braga. Nesse encontro ainda não tinham as rotinas ideais, até porque só alinharam em simultâneo na segunda parte do dérbi.
Na última jornada, no entanto, o trio já jogou os 90 minutos e deu excelente conta do recado, contribuindo para o triunfo frente ao Santa Clara, por 1-0, no D. Afonso Henriques.
Jogar com três jogadores de apenas 20 anos num setor importante como o eixo defensivo é mesmo um caso único na Liga Bwin. Analisadas todas as equipas que normalmente utilizam três centrais, concretamente o Sporting, Boavista, Portimonense, Rio Ave, Casa Pia e Santa Clara, nenhuma delas aposta em centrais tão jovens.
Curiosamente, o Benfica até já alinhou com dois centrais muito jovens, António Silva (18 anos) e Morato (21), frente ao Boavista, no Bessa. No entanto, mesmo que Roger Schmidt apostasse neste sistema tático e incluísse o terceiro central mais jovem do plantel, o brasileiro João Victor (24 anos), o trio chegaria a uma média de 21 anos, superior à de 20 anos dos vimaranenses.
Curiosamente, a aposta de Moreno Teixeira surgiu por uma questão de força maior, tendo em conta as lesões de Mikel Villanueva (29 anos) e Jorge Fernandes (25). O treinador do Vitória surpreendeu, em Braga, ao adaptar o médio Ibrahima Bamba, um recuo que foi um caso de sucesso e que teve sequência no encontro seguinte, em casa, contra o Santa Clara, contando ainda com Tounkara e André Amaro.
Dupla experiente em dúvida
As ausências de Jorge Fernandes (25 anos) e Mikel Villanueva (29) têm sido bem aproveitadas por Tounkara, André Amaro e Ibrahima Bamba, faltando saber se a alteração tática introduzida por Moreno Teixeira a partir do dérbi com o Braga (5x2x3 ou 3x4x3, consoante o plano defensivo ou ofensivo) irá manter-se quando já tiver à disposição os dois centrais mais experientes do plantel. Tanto um como o outro não puderam defrontar o Santa Clara e continuam em dúvida para o encontro da próxima jornada, domingo, em Arouca.