Equipa quer dar sequência à recuperação iniciada frente ao Boavista. Máximo empenho para eliminar o Santa Clara
Corpo do artigo
Não obstante a vitória diante do Boavista, que colocou um ponto final a uma série negra de quatro desaires consecutivos, João Pereira mantém-se sob exame no comando técnico do Sporting. O treinador continua a merecer o apoio do presidente Frederico Varandas, que enfrentou já forte pressão para proceder à mudança do treinador que escolheu para substituir Rúben Amorim. Contudo, nada está garantido para o futuro do antigo internacional português se a retoma de resultados positivos não tiver continuidade nos próximos desafios.
Nesse sentido, o encontro de amanhã, em casa com o Santa Clara, ganha grande importância por ser uma eliminatória da Taça de Portugal. E, segundo O JOGO conseguiu apurar, há dentro do grupo, plantel e equipa técnica, noção clara da necessidade de não deixar fugir um dos objetivos da época e, tão ou mais relevante, dar sequência ao triunfo de sábado.
Embora a saída de Rúben Amorim, até pelo efeito surpresa, tenha deixado um certo sentimento de “luto” nos futebolistas leoninos, os maus resultados que entretanto aconteceram não abalaram a confiança dos mesmos em João Pereira e, sabe O JOGO, mantém-se unidos em torno do treinador, confiantes que o mesmo será capaz de levar o barco a bom porto, leia-se à conquista do bicampeonato.
Há, de resto, um reconhecimento de que as más exibições e resultados não são da exclusiva responsabilidade do treinador. Os jogadores têm consciência que não têm estado em alguns momentos à altura daquilo que já demonstraram valer. Aliás, estão muito determinados em provar que são os mesmos que brilharam sob o comando de Amorim, mantendo intactas as suas qualidades. E, com o empate do Benfica anteontem, estão ainda mais unidos no objetivo comum de segurarem a liderança até ao final do ano, sabendo-se que há um dérbi em Alvalade, no dia 29.
Cinco anos sem levantar o troféu da prova-rainha
Segundo troféu mais importante do calendário nacional, a Taça de Portugal foge ao Sporting desde 2019 e de então para cá apenas na época passada os leões chegaram ao jogo decisivo, tendo perdido, no prolongamento, por 2-1, frente ao FC Porto.
Os leões contam no seu palmarés com 17 vitórias na prova-rainha, cinco das quais este século onde estiveram num máximo de seis edições seguidas sem ganhar, entre 2008 e 2015.
Este foi o único troféu nacional que Amorim nunca conseguiu ganhar pelo Sporting, sendo que João Pereira ganhou-o apenas uma vez enquanto jogador, em 2003/04, quando representava o Benfica. O vencedor do duelo entre o Sporting e Santa clara, amanhã às 20h45 em Alvalade, assegura a presença nos quartos de final.
Abel é o desejado em caso de mudança técnica
Abel Ferreira é o treinador desejado pelo Sporting para substituir João Pereira, caso este venha mesmo a deixar o cargo de técnico da equipa principal dos leões. O antigo jogador, de 40 anos, entrou para o lugar de Rúben Amorim e vinha de uma série de quatro desaires seguidos. Por isso, a SAD verde e branca começou a avaliar alternativas e no topo da lista surge o treinador do Palmeiras, que já foi alvo de sondagens concretas, conforme O JOGO adiantou. O treinador do Palmeiras, com contrato até dezembro de 2025, está disponível para baixar o salário (6 M€/limpos) que recebe no Brasil, mas a cláusula de rescisão de 8 M€ pode vir a ser um problema para o Sporting.