Uma pele guerreira a servir de feição: "Tínhamos hora e meia de treino, mas pediu duas..."
Serdar foi gigante na subida ao onze diante do Boavista, ganhando embalo para poder render Fonte, quase 20 anos mais velho
Corpo do artigo
Serdar marcou posição na receção ao Boavista, irrepreensível na exibição, acumulando ganhos em duelos e recursos inesgotáveis na proteção do último terço, inclusive com recorde de interceções (7) na Liga.
Estreou-se muito novo no Besiktas e até a Champions jogou em 2021/22. Aprendeu muito com o croata Vida e chegou a Braga com paciência para esperar a sua hora e triunfar. Parece pronto a agarrar posição.
A presença no onze do central turco, apenas 20 anos, impressionando por uma estampa considerável, 1,90 metros, ajudou o Braga a limpar a imagem de percalços, tendo o ex-Besiktas emparelhado com Niakaté, superando nas opções os experientes Fonte, praticamente vinte anos mais velho, e Paulo Oliveira. Serdar tinha começado a época a titular frente ao Famalicão (1-2, na Pedreira), quando estava Niakaté castigado e Fonte a adquirir rotinas. Foi bafejado pelo contexto e não comprometeu, apesar do resultado dececionante. O valor de Serdar vinha sendo aflorado internamente e ganhou expressão pelo contributo que deu à equipa em Atenas, diante do Panathinaikos, no passo decisivo para a Champions, quando foi chamado a render um já amarelado Niakaté, no início da segunda parte.
Mesmo na sombra, Serdar somou pontos com Artur Jorge. Aposta frente ao Boavista deixou impressões positivas que deverão ter continuidade
Mesmo na sombra, o turco vinha somando pontos junto de Artur Jorge e a exposição de fragilidades do Braga em Faro e, também, com o Nápoles, trouxe Serdar de volta à ribalta. A resposta diante do Boavista foi o que se augurava, transmitindo competência e maior frescura ao setor defensivo, tendo sido ele o grande patrão, até porque o parceiro francês cometeu deslizes.
Serdar aparece reforçado para guardar a titularidade na Reboleira, frente ao Estrela da Amadora, até porque já na reta final da época transata mereceu destaque nas subidas ao onze. Da Turquia, traz credenciais que estão a ser carimbadas na Pedreira, atestando virtudes que também o fazem referência no país pelo seu papel de líder nos vários escalões de formação do Besiktas s e como capitão da seleção de sub-21. Bebeu muito a experiência do croata Domagoj Vida, assemelhando-se até num visual guerreiro e somou 14 jogos pelas águias negras aos 19 anos, um deles em Amesterdão para a Champions, frente ao Ajax.
17086212
Serdar é apontado a um futuro próspero e o Braga vai espreitando o tesouro, que até pode revelar-se mina de ouro quanto a uma transferência.
Toneladas de pesos que o fizeram mais robusto
Samet Kosemen viu crescer a mentalidade de super atleta em Serdar e preparou-o para Braga
Foi Samet Kosemen quem preparou fisicamente Serdar para Braga, após o litígio que levou à saída do Besiktas. A O JOGO, conta tudo sobre a mentalidade do central. "Conheci-o quando ele estava deprimido por ter falhado uma chamada aos sub-17 da Turquia. Tínhamos uma sessão de hora e meia e ele disse que queria fazer duas horas, que tinha de trabalhar mais. Ele fez tudo o que pedi, de forma disciplinada, sem questionar. O seu humor, que era negativo, não interferiu", elogia Samet, expondo ao detalhe o esforço de Serdar, antes de Braga.
"Foi criado entre nós um vínculo muito forte. Introduzi-o a trabalho com pesos. Para chegar à elite, senti que ele precisava de treinos de força e pensei em pesos presos à barra e em exercícios como agachamento, levantamento e impulso de quadril. Era algo que pedia uma técnica adequada. Quando Serdar levantou 30 quilos no primeiro treino, os pés tremeram, mas logo me surpreendeu. Houve um volume total de 12 toneladas em apenas uma unidade de treino. Ele valorizou esse trabalho e eu fiz questão de o destacar como um exemplo", lembra Kosemen.
17083793
"Foi preparado ao pormenor para o padrão do futebol europeu. Durante meses esteve comigo cinco vezes por semana", junta, rendido à mudança para Portugal. "Antevejo que estará num nível muito alto em três anos. Pela sua dedicação. Será jogador de seleção por muitos anos e um farol para a juventude. Saiu na altura certa e o Braga é uma ótima chance para o seu desenvolvimento, até pela Champions. Foi nesta prova que se deu a conhecer no Besiktas, ao alinhar contra o Ajax. Vejo o clube perfeito, guiado pela visão do seu presidente, para colocar qualquer jogador na elite do futebol europeu", sustenta Kosemen.