
Zé Carlos tem brilhado no empréstimo ao Gil Vicente
EPA
Lateral aproveitou o empréstimo ao Gil Vicente para se valorizar e a SAD já decidiu que irá figurar no plantel para 2022/23.
Indispensável no corredor direito da defesa do Gil Vicente, Zé Carlos será uma das certezas do Braga a partir da próxima época.
A fiabilidade do lateral de 23 anos é um dos segredos da equipa-sensação do campeonato e a sociedade desportiva já decidiu que será reincorporado na equipa, compensando, assim, a devolução irreversível de Yan Couto ao Manchester City, cedido sem opção de compra por decisão do clube inglês.
Terá como concorrente direto Fabiano, que, curiosamente, cumpriu um trajeto semelhante, ainda que sem beneficiar da exposição do principal escalão do futebol português: rodou uma época na Académica e voltou no verão passado, tornando menos óbvia do que se esperava a titularidade do internacional brasileiro sub-20 emprestado pelos "citizens". Dinis Pinto, da equipa B, e já estreado nesta época por Carlos Carvalhal, deverá manter-se no clube como opção de recurso.
Menos certo é o futuro de Tiago Esgaio, contratado para esta época a pedido do atual treinador e depois emprestado ao Arouca em cima do fecho das transferências, na sequência da chegada de Yan Couto. O ex-jogador do Belenenses demorou a impor-se na equipa comandada por Armando Evangelista e, nesta altura, soma menos jogos (15) do que Thales Oleques (28), outro lateral-direito. Neste regresso pela porta grande à Pedreira, Zé Carlos já não irá deparar-se com Ricardo Esgaio, o principal "responsável" pelo número reduzido de jogos que acumulou (dez) em 2020/21, época de estreia no principal escalão, depois de ter saltado na época anterior do Leça (Campeonato de Portugal) para o Leixões (II liga).
Enquadrado num Gil Vicente vigoroso como nunca, atualmente destacado no quinto lugar (com direito a apuramento para as competições europeias), o lateral-direito depressa conquistou o técnico Ricardo Soares, sendo nesta altura o terceiro gilista com mais assistências (três) no campeonato. A experiência que lhe faltava há um ano foi, por fim, alcançada esta temporada.

