Um regresso à titularidade no FC Porto: forte nos duelos mas ainda longe de Alex Telles
Com o brasileiro a ter de cumprir um jogo de castigo contra o Famalicão, por ter visto o quinto cartão amarelo no campeonato, Manafá estará de volta à titularidade.
Corpo do artigo
O castigo que Alex Telles vai ter de cumprir contra o Famalicão, por ter visto o quinto cartão amarelo no campeonato, reabre as portas da titularidade a Manafá.
O defesa volta a ser aposta para o lado esquerdo, dando-se a curiosidade de reencontrar este adversário, que já tinha defrontado na primeira volta da prova.
Nessa altura, o ex-Portimonense também jogou como lateral-esquerdo, saindo aos 81 minutos, para dar o lugar a Alex Telles, poupado nesse encontro.
Com o regresso de Manafá, Sérgio Conceição sabe que pode contar com um dos aspetos que mais aprecia nos seus jogadores, os duelos individuais. O treinador do FC Porto nunca escondeu isso e, inclusive, no dia 27 de maio de 2018, numa entrevista em exclusivo a O JOGO, explicava uma das razões do sucesso para o FC Porto ter sido campeão no ano em que regressou ao clube. "Gosto de uma equipa agressiva e acho que o futebol moderno tem que ver com essa intensidade e agressividade de jogo, com jogadores que tenham capacidade de ganhar mais vezes os duelos do que os perder". Pois bem, Manafá preenche esses requisitos, contabilizando até muito mais duelos do que Alex Telles em termos absolutos, talvez porque os procura mais. A verdade é que só pelo ar ganha mais do que o esquerdino, mas pelo chão também não fica muito atrás, o que comprova a apetência para esse particular de que tanto gosta o treinador.
Sem Alex, o FC Porto perde uma das principais figuras do campeonato e um jogador que tem desequilibrado e muito, sobretudo em termos ofensivos, como comprovam os 10 golos que marcou e as sete assistências que fez, além de muitos outros números que, ao lado, publicamos. Mas Manafá também dá fiabilidade a defender, incluindo quando foi aposta para lado esquerdo da defesa. Num total de 328 minutos que o ex-Portimonense disputou no campeonato como lateral-esquerdo, divididos por cinco jogos - V. Setúbal (4-0), Aves (1-0), Marítimo (1-1), Famalicão (3-0) e Santa Clara (2-0) - o FC Porto sofreu apenas um golo.