Fábio Martins não vai integrar o plantel do Braga. Está no mercado após brilhar no Famalicão.
Corpo do artigo
Como já era esperado, Fábio Martins não se apresentou ontem, segunda-feira, no Braga.
O jogador vai ser vendido, mas continua no segredo dos deuses o seu destino, ou melhor, há vários destinos possíveis e a única coisa segura, neste momento, é que o futuro não passará pelo campeonato português.
O Braga tem como adquirido um bom encaixe financeiro com a venda do avançado, tanto que nem sequer é equacionada possibilidade de continuar ligado ao clube, nem com a entrada de Carlos Carvalhal. A venda de Fábio Martins, 27 anos, já estava decidida pela SAD e a questão agora é mesmo aceitar a melhor oferta - e fala-se que há boas possibilidades de ser vendido por oito milhões de euros. O Famalicão, onde o jogador fez uma época fantástica, tornando-se num alvo ainda mais apetecível, tinha opção de compra, por cinco milhões de euros, mas era um valor muito alto para o orçamento de uma equipa que acabou de subir à I Liga, embora tenha feito uma época surpreendente de ter uma gestão a todos os níveis exemplar.
O FC Porto, onde o jogador fez toda a formação - esteve no Dragão de 2001 a 2010 - foi um dos clubes falados, mas tudo não passou da interpretação abusiva de um órgão de comunicação social que assistiu a um encontro casual de Fábio Martins com Luís Gonçalves, diretor portista, num restaurante. Fábio nunca esteve nos planos do FC Porto, muito provavelmente devido ao preço que o Braga pede por ele.
O destino do jogador é, quase com certeza, o estrangeiro, naquela que será a primeira experiência de Fábio fora do país, depois de por cá ter representado Aves, Paços de Ferreira e Chaves, onde também fez uma excelente época, que o levou aliás, a regressar a Braga. O agente do jogador, Gaspar Freire, terá várias possibilidades em carteira, estão agora numa fase de negociações e admite-se que a qualquer momento possa haver um OK. Fábio Martins terá sempre uma palavra muito importante a dizer no meio de tudo isto. Há duas certezas: não fica em Braga e também não fica em Portugal.