Registo já não quer participar no processo
Corpo do artigo
Nomeado para o julgamento de Rui Pinto, o juiz Paulo Registo pediu escusa do processo, de acordo com uma notícia que acaba de ser divulgada pela TVI.
A cadeia televisiva deu a informação exclusiva esta terça-feira à tarde, explicando que o juiz terá sentido que não tinha condições para liderar o julgamento.
Paulo Registo, relembre-se, foi nos últimos dias acusado nas redes sociais de ter uma ideia negativa pré-formada sobre Rui Pinto.
O juiz chegou a fazer likes em textos que se referiram de forma pejorativa, quer a Pinto, quer a Ana Gomes, uma das defensoras mais acérrimas do "whistleblower" português.
Também circularam na internet fotos e textos em que o juiz demonstrava o seu benfiquismo fervoroso. Mais tarde, o mesmo retirou esses posts.
Também nos últimos dias, a Liga dos Chineses de Portugal sugeriu a existência de uma expressão xenófoba num despacho assinado pelo mesmo juiz.
"O problema aqui não é ele ser um benfiquista fervoroso. O problema foi ele ter demonstrado esse fervor através de posições pessoais que tomou em relação a Rui Pinto. Isso é pisar uma linha que devia ser intransponível, para bem dos tribunais", comentou Henrique Machado, editor de justiça da TVI.
"Não basta ser sério. Há que parecê-lo também. As decisões não podem deixar dúvidas a ninguém", acrescentou.