Médio defensivo de 20 anos que tem estado em destaque como central é alvo de clubes europeus de grande dimensão. Com contrato até 2026, renovado há uma semana, Bamba foi observado em Paços de Ferreira pela Atalanta, da Serie A, mas há outros interessados que podem levar uma das pérolas do Vitória.
Corpo do artigo
Ibrahima Bamba poderá sair em janeiro. O médio de 20 anos, que há uma semana renovou contrato com o V. Guimarães por mais um ano - até 2026 -, está a ser alvo da cobiça de vários clubes de topo do futebol europeu, que o têm seguido atentamente e terão já sondado a SAD liderada por António Miguel Cardoso.
No último sábado, no Estádio Capital do Móvel, no jogo em que o Vitória derrotou o Paços de Ferreira por 1-0, com um golo de Nelson da Luz, o médio com nacionalidade italiana e costa-marfinense foi observado pela Atalanta, da Serie A italiana, mas O JOGO sabe que emblemas de maior dimensão poderão avançar com propostas concretas para o contratar no próximo mercado de transferências.
Ibrahima Bamba, que continua com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, é agora agenciado pela empresa de Deco, responsável pela maior venda de sempre do clube minhoto, quando, em janeiro de 2020, concretizou a transferência de Tapsoba para o Bayer Leverkusen, por 18 de milhões de euros.
Proveniente do Pro Vercelli, de Itália, no verão de há dois anos, Bamba fez, na primeira época no Vitória, nove jogos nos sub-23 e 16 na equipa B, pela qual apontou um golo na receção ao Rio Ave, para o Campeonato de Portugal. Em 2021/22 foi utilizado em sete jogos da Liga 3, pelos bês, orientados por Moreno Teixeira, e estreou-se na equipa principal a 27 de fevereiro deste ano, sob o comando de Pepa, ao entrar na segunda parte para o lugar de Alfa Semedo no jogo disputado na Luz, que o Vitória perdeu por 3-0 com o Benfica. Fez mais seis jogos na época anterior e na atual já soma dez dos 13 realizados pelo Vitória; é o quarto mais utilizado do plantel, atrás de Bruno Varela, Tiago Silva e Amaro.