A O JOGO, João Novais, ex-colega do extremo no Braga, vê no reforço leonino "crescimento mental" e capacidade para "jogar na posição" onde alinhou em 2021/22 o atacante do PSG.
Corpo do artigo
Francisco Trincão já está em Lisboa e prepara-se para ver oficializada, nas próximas horas, a transferência para o Sporting, clube com o qual firmará um contrato válido por cinco temporadas a troco de dez milhões de euros, por metade do seu passe.
Internacional luso já está em Lisboa e vai assinar nas próximas horas. Amorim espera-o no Algarve para o moldar à imagem do espanhol
O reforço leonino, que chega do Barcelona, foi "apanhado" pela CNN à hora de almoço na capital com o pai e, numa breve declaração, adiou a confirmação da transferência. "Não é o momento indicado. Quando for, eu falo convosco. Neste momento não posso falar", disse Trincão, que é esperado por Rúben Amorim no estágio dos leões que decorre no Algarve. O técnico, esse, aguarda-o para o afinar para 2022/23 e, com isso, talvez encontrar no perfil do internacional português um sucessor digno do espanhol... Sarabia.
"Na forma como o Sporting joga, na ideia de jogo do Rúben [Amorim] com três centrais, o Trincão pode entrar nos três da frente, tal como o Pedro Gonçalves ou o Tabata, partindo do lado direito. Ou seja, jogar na posição que jogava o Sarabia é o ideal para ele pois é muito forte no um contra um, enfrentando os adversários sem medo algum. E, jogando por dentro, também é muito inteligente entre linhas. Se calhar, como o Rúben perdeu o Sarabia, está agora a pensar no Trincão para fazer esse papel. Claro que, após a época que fez, Sarabia deixou um élan que não permite ser esquecido. Mas acredito que Trincão fará uma época de grande nível e deixará marcado o seu nome no Sporting", assegura a O JOGO João Novais, médio que foi colega de Trincão e de Amorim no Braga em 2019/20. O centrocampista acredita mesmo que o seu ex-colega "será um grande reforço para o Sporting e para o futebol português".
"Jogar na posição que jogava o Sarabia é o ideal para Trincão pois é muito forte no um contra um, enfrentando os adversários sem medo"
Olhando para trás, João Novais viu tanto o trabalho feito pelo atual treinador do Sporting no Minho como o esforço extra de Francisco Trincão nessa fase, como factores determinantes para o extremo dar um salto qualitativo. Em particular, nos aspetos mentais.
"Trincão surpreendeu-me pelo crescimento que teve a nível mental quando trabalhou com Rúben Amorim, que o ajudou muito a dar o salto que deu. O Rúben não demonstra estar preocupado apenas com um jogador mas sim com o rendimento global da equipa e, nessa altura, a evolução do Trincão deveu-se também muito ao trabalho do próprio. A sua evolução foi brutal e explodiu em Braga. Está um jogador de topo mundial agora e vai demonstrá-lo no Sporting", vincou Novais. E acrescentou: "É um jogador com um talento acima da média e, com a maturidade que cimentou nas passagens por Barcelona e Wolverhampton, pode vir a ser um dos melhores jogadores do campeonato português este ano, ainda para mais trabalhando com o Rúben. Será um casamento perfeito da qualidade que tem o Trincão com a forma como Rúben gere os atletas."
Em ano de Mundial, leão pode ser trampolim
Internacional sete vezes pela seleção de Portugal, Francisco Trincão é um dos jogadores que espreitam um lugar na lista de candidatos a serem chamados por Fernando Santos para o Mundial, que este ano se disputa no final do ano. "Trincão pode estar à procura da abertura dessa porta outra vez. Acredito que ele pode estar no Mundial mas tem de se focar no Sporting e esquecer o resto", apontou João Novais.
15011526
15011156