Três nomes em destaque e elogios em catadupa: os sub-19 do FC Porto vistos lá fora
A superioridade da equipa de sub-19 diante do Hoffenheim foi indiscutível para a Imprensa internacional, que ficou de olhos postos em Romário Baró, Fábio Silva e Mor Ndiaye.
Corpo do artigo
A exibição do FC Porto, que bateu o Hoffenheim por 3-0, mereceu elogios em toda a Imprensa internacional. Da Alemanha à Espanha, passando por Inglaterra, França e Itália, os jornalistas renderam-se à consistência e autoridade exibidas na meia-final da Youth League, com três individualidades a destacarem-se: Romário Baró à cabeça, além do inevitável Fábio Silva e de Mor Ndiaye.
"O Hoffenheim não teve hipótese. Aguentou-se bem nos primeiros 30 minutos, mas os portugueses soltaram-se na segunda parte", analisou a revista alemã "Kicker", enquanto o diário inglês "Daily Mail" escreveu que a vitória dos jovens dragões foi "confortável" e começou a ser desenhada num "momento de magia de Baró". Para os italianos da "Gazzetta Dello Sport", a equipa orientada por Mário Silva puxou pela "qualidade técnica" para se superiorizar ao Hoffenheim e o entendimento entre Baró e Fábio Silva foi "um prazer".
Na Alemanha, admitem que a equipa de Mário Silva não deixou o adversário sonhar, à boleia de uma qualidade técnica que ficou na retina dos italianos
O médio de 19 anos roubou o palco para muitos jornalistas europeus, com um livre direto "perfeito" e "soberbo". O "L"Equipe" lembra que o médio participou em nove golos do FC Porto na prova, através de seis remates certeiros e três assistências. "Fábio Silva não fica atrás", acrescenta. Para a "France Football", Baró é "um candidato credível a melhor jogador da Youth League".
Por força da presença do Barcelona na outra meia-final, na qual o Chelsea levou a melhor, os jornalistas da Catalunha foram dos mais atentos ao triunfo dos jovens dragões, a quem reconheceram "superioridade do princípio ao fim". O "Sport" elegeu dois destaques por cada semifinalista e, além de Baró, rendeu-se ao médio-defensivo Mor Ndiaye. "O trabalho na sombra foi chave para desativar os jogadores do Hoffenheim. O médio fez-se dono e senhor do meio-campo para deixar os seus companheiros brilharem nas tarefas ofensivas", escreveu o diário de Barcelona, que sugeriu alcunhas para o internacional português sub-19: "O diferente. O especial. Quando a bola rola, não o podes perder de vista. Ágil, muito habilidoso e com golo", descreveu.
O que escreveu a imprensa internacional
Daily Mail (Inglaterra)
"Meia-final confortável: O FC Porto ultrapassou facilmente o Hoffenheim, numa meia-final tão confortável quanto pode ser. Baró aumentou o registo goleador na Youth League com um livre direto perfeito."
L'Équipe (França)
"Livre soberbo de Baró: O muito prometedor Romário Baró abriu o marcador com um livre direto soberbo. Esteve envolvido em nove golos em nove jogos na competição! O seu colega Fábio Silva não ficou atrás."
La Gazzetta dello Sport (Itália)
"Dragão mais talentoso: O maior talento técnico dos dragões prevaleceu sobre os alemães. No ataque, o dueto Romário Baró e Fábio Silva é um prazer e a defesa dos alemães teve dificuldades para o travar."
Kicker (Alemanha)
"Portugueses soltos: O Hoffenheim não teve hipótese. Apenas uma chance de golo. Como outsider, até se aguentou bem nos primeiros 30 minutos, mas os portugueses soltaram-se na segunda parte."
Mundo Deportivo (Espanha)
"Baró para seguir: O conjunto português foi muito superior desde o início. Romário Baró, um jogador a seguir no futuro, criou perigo e deixou bons pormenores para chamar a atenção dos adeptos em Colovray."