RANKING - Diogo Costa, guarda-redes dos sub19 do FC Porto, está com desempenhos de elevada cotação à escala europeia.
Corpo do artigo
Quando o leitor analisar este ranking, já Diogo Costa, que costuma alinhar pela equipa B do FC Porto, na II Liga, está em Nyon para amanhã reforçar os sub-19 do FC Porto que procuram um inédito título europeu para Portugal.
Diogo é bom, um dos melhores da Europa da sua geração e, aos 19 anos, já bastante rodado para um guarda-redes.
O guarda-redes falhou a meia-final para ajudar a equipa principal, mas viajou de imediato para sentar Francisco Meixedo. E porque é, afinal, Diogo tão importante? Desde logo porque nesta Youth League não há ninguém tão experiente como ele, recordista de jogos na competição (26), sendo que ninguém no próximo ano o pode apanhar.
Depois, porque também há poucos mais eficazes. Aliás, nenhum guarda-redes jovem sofreu menos golos na prova do que Diogo e só três foram mais eficazes na relação entre remates e golos sofridos. O portista beneficia, claro, de o FC Porto ter sido uma das equipas que menos remates concedeu na prova (não chega a três por jogo), mas os números noutro contexto que não a Youth League afastam qualquer tese do elevado protecionismo da equipa.
Diogo é bom, um dos melhores da Europa da sua geração e, aos 19 anos, já bastante rodado para um guarda-redes. O modelo competitivo do futebol português ajudou, e muito, a dar-lhe competição profissional. Em 2018/19 ele é o guarda-redes, dos mais de 40 que participaram na Youth League, que mais jogos disputou em competições profissionais.
E também o que mais manteve a baliza inviolável: um em cada três jogos que disputa. Aos 19 anos é de aproveitar. E pode ajudar, amanhã, a uma conquista histórica.