Os vitorianos vão instalar um ecrã gigante em pleno centro da cidade Berço
Corpo do artigo
Está prevista uma verdadeira invasão ao Largo do Toural, no coração da cidade de Guimarães. O clube pretende levar para o Minho o segundo troféu da época, depois de o Moreirense ter arrebatado ao Braga a Taça da Liga.
O Largo do Toural é o local onde milhares de vimaranenses, através de um ecrã gigante, vão poder assistir à final da Taça de Portugal, no próximo domingo, 28 de maio, entre o V. Guimarães e o Benfica. Recuperando o lema de 2013, ano em que o Vitória conquistou a primeira Taça de Portugal - "O Toural é o nosso Jamor" - esta emblemática praça no centro da cidade será transformada num autêntico estádio, numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e o clube.
A tarde de animação começará bem cedo e terá muitas surpresas a partir das 15h30, com a atuação em palco dos autores de três gerações de hinos do Vitória. Os músicos Dino Freitas, José Alberto Reis e Zé Miguel estarão no Toural ao lado de milhares de vitorianos e de vimaranenses que não tiveram oportunidade de adquirir bilhete para a final da Taça de Portugal.
Em caso de triunfo, a festa vai prolongar-se pela noite, até à chegada da equipa a Guimarães, a exemplo do que sucedeu em 2013, quando o Vitória derrotou o Benfica (2-1) e conquistou o seu primeiro troféu nesta competição.
Além do Toural, será também instalado um ecrã no Parque das Hortas, onde está a decorrer a primeira edição da iniciativa "Guimarães no Ponto", um novo certame que reúne num só espaço propostas de gastronomia, artesanato e literatura. Até ao dia 28 deste mês, este evento, com entrada livre, recebe diariamente ações culturais, gastronómicas e literárias num espaço público com cerca de 12 expositores de cada área.