Venceu por 5-1 e está na quarta eliminatória da Taça de Portugal
Corpo do artigo
O Tondela, da I Liga, garantiu a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao golear o Vila Real, do quarto escalão, por 5-1, em encontro intenso, disputado em Trás-os-Montes.
Yefrei Rodríguez (dois minutos), João Afonso (45'+1'), Yarlen (55'), Jordan Siebatcheu (56') e Yaya Sithole (84') assinaram os cinco golos do primodivisionário Tondela, no jogo da terceira ronda, face a um conjunto do Campeonato de Portugal que ainda fez o gosto ao pé, aos 30', de penálti, por Chiquinho.
O Tondela entrou melhor, adiantando-se no marcador logo aos dois minutos, com um golo de Yefrei Rodríguez. Em desvantagem, o Vila Real foi resistindo à pressão alta e perfurando o esquadrão "auriverde" até à área adversária, sobretudo pela ala direita e por intermédio de Azevedo, mas sem grande critério nas finalizações.
À passagem do minuto 18, Neto esteve muito perto de empatar, com um cabeceamento nas alturas, mas a bola rasou o ângulo direito. Logo depois, Chiquinho avançou isolado em direção à área dos beirões, mas não conseguiu vencer o um para um com Canizares, numa altura em que a partida estava muito intensa, com contra-ataques rápidos em ambos os sentidos.
Do lado do Tondela, Pedro Maranhão ameaçou várias vezes a baliza de José Monteiro, mas a bola teimou em passar por cima da trave. A sorte acabou por sorrir ao Vila Real, que empatou aos 30 minutos, numa grande penalidade batida por Chiquinho.
Já nos descontos, João Afonso apareceu sozinho na área transmontana, aproveitou uma bola solta e rematou a contar" voltando a colocar o Tondela na frente do marcador.
Apesar de o Vila Real ter regressado ao relvado motivado, a segunda parte foi dominada pelo Tondela, que marcou dois golos em dois minutos: Yarlen tirou partido de uma hesitação do guardião alvinegro e "assinou" o terceiro dos auriverdes e, logo a seguir, Jordan Siebatcheu aproveitou o "desnorte" da equipa vila-realense e bateu José Monteiro.
Os golos do Tondela exaltaram os ânimos no banco e na bancada dos lobos do Marão. Já dentro de campo, os jogadores continuaram à procura do caminho para a área "beirã". Apesar do esforço dos transmontanos, o Tondela voltou a dilatara vantagem, aos 84 minutos, com um encosto certeiro de Yaya Sithole.
Leia também "Messi continua a demonstrar que é o melhor jogador de sempre"