<strong>ENTREVISTA </strong>(parte 3) - Mário Silva fala ainda sobre Romário Baró e Fábio Vieira, os outros que sobem aos AA, mas pede especial atenção "aos 16 anos dos meninos".
Corpo do artigo
Sérgio Conceição vai contar na próxima época com quatro jogadores dos juniores A do FC Porto. Tomás Esteves (lateral-direito), Fábio Vieira (médio-ofensivo), Romário Baró (médio-ofensivo) e Fábio Silva (avançado) vão integrar o plantel principal na pré-época. Mário Silva está feliz pela promoção, tendo aceitado o repto de O JOGO de dar a conhecer este quarteto.
"Fábio Vieira é muito inteligente e joga de forma diferente; Romário só é tímido fora do campo"
Em jeito de introdução, lembrou que Tomás Esteves e Fábio Silva só têm 16 anos. "O Tomás Esteves e o Fábio Silva são dois meninos de 16 anos e que cresceram imenso este ano. Face à idade que têm, e num contexto em que defrontaram adversários com idade de sub-19 e sub-20, deram uma excelente resposta. Têm um enorme potencial. São dois talentos puros", elogiou o treinador, destacando a força psicológica dos dois. "Tanto um como o outro têm uma parte mental fortíssima, acreditam muito no valor que têm. Estes dois podem ser, a curto prazo, jogadores de equipa principal."
Talento é o que não falta a Fábio Vieira, um médio-ofensivo com quem Mário Silva já tinha trabalhado nos sub-16. "Tem um pé esquerdo fabuloso. No um contra um não tem os mesmos argumentos do Romário Baró, mas é muito inteligente e joga de uma forma diferente, porque usa o passe, a movimentação e a ratice para tirar partido do jogo dele. Foi muito importante ao longo da época", destaca, deixando um conselho a um jogador que admira. "Precisa de ganhar mais em termos defensivos, nomeadamente a nível de agressividade".
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/06/mario_silva_3_parte_20190612120622/hls/video.m3u8
A 8, a 10 ou como segundo avançado, Romário Baró merece os elogios de Mário Silva. "Tem um enorme potencial, já esteve num contexto de equipa B, num contexto profissional. Tem um talento puro e tem criatividade dos pés à cabeça. Joga como se estivesse na rua. Diverte-se a jogar, é muito alegre e muito feliz naquilo que faz. Tem uma capacidade extra, porque esteve um ano na equipa B, com jogadores profissionais e mais calejados, o que lhe deu um ritmo competitivo completamente diferente. Teve, por isso, uma evolução maior", destaca o treinador responsável pela dobradinha, admitindo que há uma grande diferença entre o Romário Baró que está fora ou dentro do campo.
11002112
"É muito tímido, mas ao contrário de alguns jogadores que transportam para o campo essa personalidade, o Romário não. Fora do campo foge muito às câmaras e às entrevistas, mas dentro do campo solta-se e joga com paixão e alegria. Não acusa a pressão. As coisas correm menos bem e ele assume novamente. Isso é fundamental para ser um jogador de alto nível", destaca.
"Há muitos outros com potencial"
Além de Tomás Esteves (lateral-direito), Fábio Vieira (médio-ofensivo), Romário Baró (médio-ofensivo) e Fábio Silva (avançado), Mário Silva garante que "há muitos outros da equipa de juniores A que têm potencial para fazer parte do plantel principal ou da equipa B, destacando os nomes de Justiniano (defesa-central), Tiago Lopes (lateral-esquerdo), Mor N"Diaye (médio-defensivo) e Ángel Torres (ala-direito), assim como "todos os outros que fizeram parte desta caminhada". Garante, inclusive, que "aqueles que são sub-18 e que, esta época, tiveram menos espaço também têm um enorme potencial".
11002162
VISTOS À LUPA
Tomás Esteves - "Lateral de grande projeção ofensiva"
"É um jogador muito talentoso, um lateral-direito de grande projeção ofensiva. Tem de melhorar aspetos defensivos, mas em termos ofensivos tem muita qualidade"
Fábio Silva - "É finalizador e inteligente"
"É um jogador-golo. Com 16 anos foi o melhor marcador do Campeonato Nacional de sub-19. Isto diz tudo. É muito bom finalizador, é inteligente. Tem movimentações de avançado muito interessantes e muito curiosas"
Fábio Vieira - "Vê coisas que outros não veem"
"É um miúdo irreverente, que não acusa nada. Para ele é igual jogar com o Beira-Mar, com todo o respeito que tenho pelo Beira-Mar, ou com o Chelsea na final da Youth League. Tem um pé esquerdo fabuloso, tem bola parada, é muito inteligente a jogar. Ofensivamente é um miúdo fantástico e criativo. Vê coisas que outros não veem"
Romário Baró - "É um vagabundo com qualidade"
"Vejo-o a jogar como 8 ou como 10. Com 10 é um jogador vagabundo, que gosta de jogar entre linhas. Recebe, roda e cria desequilíbrios. Gosta de servir os homens da frente e de ser ele próprio a finalizar, até porque tem boa qualidade de remate. Tem tudo para ser um médio-ofensivo de grande qualidade"
Martim Joga nos sub-14 do FC Porto e o irmão, Miguel, no Rio Ave, enquanto a irmã, Matilde, já colecionou medalhas na ginástica
Filhos: dois no futebol e uma na ginástica
O desporto sempre fez parte da vida de Mário Silva e os trigémeos (!) seguem-lhe as pisadas. Martim joga nos sub-14 do FC Porto, enquanto o irmão, Miguel, é defesa do Rio Ave. Matilde esteve ligada à ginástica. O pai, babado, avalia os três. "O Martin é médio-ofensivo, tal como o Romário Baró. É esquerdino, como eu, mas com mais qualidade técnica do que eu tinha. Vai ficar no FC Porto. Ele é feliz aqui e as pessoas do clube querem que ele continue. Espero que seja feliz, como eu fui aqui", destacou.
Miguel também quer seguir o exemplo do pai. "O Miguel vai continuar no Rio Ave. É defesa e é mais parecido comigo. Não tem a qualidade técnica do Martim, mas tem outras valências. Espero que seja muito feliz. As pessoas do Rio Ave estão muito contentes com ele e querem que ele fique", revela.
Já Matilde preferiu a ginástica. "Gosta muito de desporto, acompanha o futebol, gosta de ver os irmãos a jogar e gosta de ver as equipas do pai. Esteve ligada à ginástica e ganhou umas medalhas, mas entretanto saiu, porque aquilo estava a ficar demasiado exigente e estava a desfocá-la da escola", justificou, lembrando que acima de tudo quer que os filhos sejam felizes e que não descurem os estudos. "Espero que não façam como o pai, que deixou os estudos e, mais tarde, já velhote, teve de voltar a estudar para fazer o 12.º ano."
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/06/mario_silva_total_20190612095813/hls/video.m3u8