Camaronês apresenta-se no dia 1 de julho para trabalhar e é opção para a Champions, depois de ver confirmada a ausência da CAN.
Corpo do artigo
A Taça de África das Nações (CAN) provocará algumas baixas no plantel do FC Porto no arranque dos trabalhos de pré-temporada, marcados para o primeiro dia do mês de julho, mas Aboubakar não será uma delas.
O selecionador dos Camarões, Seedorf, reconheceu que dificilmente teria o jogador do FC Porto a cem por cento para o arranque da maior prova de seleções do continente africano.
A certeza chegou na terça-feira, após a chegada dos Camarões ao Catar, e deve-se à lesão muscular sofrida nos dias que antecederam o jogo da final da Taça de Portugal, com o Sporting. O avançado já se despediu dos companheiros de seleção e entrará agora de férias, que, apesar de tudo, deverão ser mais curtas para que possa terminar o tratamento ao problema físico que apresenta.
A meta passa por estar fisicamente a cem por cento logo no dia 1, até porque Sérgio Conceição conta com ele para o ataque ao primeiro grande objetivo de 2019/20: a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Marega, precisamente por causa da CAN, pode estar indisponível e não restam tantas soluções quanto Sérgio gostaria. A disponibilidade do camaronês não deixa de ser uma "boa" notícia para o treinador e para a SAD, que pensa em amealhar mais de 40 milhões de euros com a entrada direta na prova.
A resistência de Aboubakar ao primeiro corte de Clarense Seedorf não durou mais do que um dia. O selecionador dos Camarões decidiu incluí-lo no lote de jogadores que levou para o Catar, onde os "Leões Indomáveis" vão cumprir a última etapa de preparação para a CAN, mas uma conversa entre ambos levou-o a mudar de ideias.
10998350
O selecionador reconheceu que dificilmente teria o jogador do FC Porto a cem por cento para o arranque da maior prova de seleções do continente africano, pelo que, por mais vontade que tivesse de contar com o herói do último triunfo dos camaroneses (2017), aceitou dispensá-lo.
A notícia foi transmitida ao restante grupo pelo avançado e partilhada em vídeo nas redes sociais pela federação daquele país africano. "Gostava muito de poder estar com vocês, mas a situação é esta: tenho uma pequena lesão. Por isso, desejo-vos boa sorte na competição. Façam-nos sonhar", pediu "Abou".
O esforço que Aboubakar realizou para estar disponível para a CAN acabou por revelar-se inglório. O dianteiro de 27 anos, recorde-se, foi operado em setembro a uma rotura do ligamento cruzado e do ligamento lateral interno do joelho esquerdo que o manteve afastado da competição até meados de abril. A 4 de maio foi utilizado com o Aves e, duas semanas depois, participou no clássico com o Sporting, que marcou o fim do campeonato. No entanto, uma microrrotura na coxa esquerda, sofrida pouco antes de o FC Porto reencontrar a equipa de Alvalade, desta vez na final da Taça de Portugal, atirou-o novamente para a enfermaria.
O camaronês ainda tentou apresentar-se em boas condições no estágio que os "Leões Indomáveis" efetuaram nos últimos dias na capital espanhola, prolongando a estadia em Portugal para continuar a fazer tratamento no Olival, mas de nada lhe valeu.
11002208