Casillas termina carreira e começa nova etapa no FC Porto: saiba o que se segue
Desaconselhado pelos médicos a prosseguir a carreira, Casillas optou por pendurar as luvas e aceitou o convite do FC Porto para continuar ligado ao clube. Falta apenas saber as funções que irá desempenhar.
Corpo do artigo
Casillas decidiu colocar um ponto final na carreira e aceitou o convite para ficar na estrutura do FC Porto. Segundo O JOGO apurou, o guarda-redes de 38 anos regressou ao Porto para dar continuidade às férias e ontem mesmo almoçou com Pinto da Costa, a quem confirmou a decisão. Depois, os dois discutiram o futuro e falaram sobres as hipóteses em aberto para integrar a estrutura da SAD.
Guarda-redes vai anunciar em breve o fim da carreira e ontem já almoçou com Pinto da Costa para acertar o futuro
Há algumas possibilidades em aberto e o novo cargo do espanhol será anunciado em breve. Primeiro, no entanto, Iker vai oficializar o ponto final na carreira como jogador. Depois, então, é garantido que o antigo internacional espanhol vai continuar ligado ao FC Porto.
Casillas passou os últimos dias em Espanha, tendo aproveitado para ponderar bem a decisão que iria tomar. Desaconselhado pelos médicos a prosseguir a carreira, devido ao enfarte agudo do miocárdio que sofreu durante o treino realizado no dia 1 de maio, entendeu que o melhor mesmo era colocar um ponto final numa carreira recheada de êxitos, durante a qual apenas representou o Real Madrid e o FC Porto, além da seleção espanhola, onde ganhou praticamente tudo.
Na altura em que deixou a unidade hospitalar onde foi tratado, Casillas admitiu que ainda não tinha decidido o seu futuro, até porque, como frisou na altura, o mais importante era estar ali, poder falar tranquilamente e poder transmiti-lo. Cinco semanas depois, o guarda-redes anunciou a decisão a Pinto da Costa.
11002208
O ponto final na carreira surge depois de quatro anos como titular indiscutível do FC Porto. Para trás ficaram 156 jogos em todas as competições pelos dragões, o último dos quais em Vila do Conde, contra o Rio Ave. O problema físico que sofreu no dia 1 de maio levou-o ao hospital, onde recebeu um forte apoio do FC Porto e até de clubes rivais. Emocionado à saída da unidade hospitalar, Iker percebeu, mais uma vez, o quanto era querido pelos portugueses. No jogo seguinte, contra o Sporting, no Dragão, voltou a confirmar isso mesmo. Esse carinho, aliado à felicidade que nunca escondeu por viver na cidade do Porto, contribuiu para a decisão que ontem foi selada ao almoço com o presidente com quem havia renovado poucas semanas antes do susto.
Baliza: no mercado à procura de nome forte
A decisão de Casillas de abandonar o futebol abre uma vaga na baliza do FC Porto. Para já, os dragões apenas contam com dois jogadores para aquela posição, o brasileiro Vaná e o internacional sub-21 Diogo Costa. Fabiano terminou o contrato e deixou o clube. Face à decisão do antigo internacional espanhol, a SAD portista está no mercado à procura de um guarda-redes de enorme potencial. Keylor Navas, do Real Madrid, foi um dos nomes já associados à baliza portista. Buffon mostrou-se interessado, mas não haverá avanço da SAD, essencialmente pela idade do guarda-redes. Mas o FC Porto quer um nome forte, consensual e experiente para assegurar a difícil sucessão e está no mercado. Vaná inspira confiança a Conceição e Diogo Costa é tido como o futuro guarda-redes do FC Porto, mas ainda é cedo para assumir em absoluto. Por isso, a contratação de outro jogador para a baliza é inevitável.