Moutinho falou com Salvador, acertou com Pinto da Costa depois, mas a espera deu em volte-face
Corpo do artigo
Exames médicos feitos, acordo alinhavado com Pinto da Costa para voltar ao FC Porto, ainda que a primeira abordagem até tenha sido do Braga, e o inesperado "regresso" aos arsenalistas quando já só faltava ser anunciado no Dragão.
A novela deu na sexta-feira uma volta completa, envolta num enredo de especulações. De factual resulta que Moutinho esteve com tudo tratado para ser reforço portista para 2023/24, após um almoço com Pinto da Costa, no dia 16, em Matosinhos, que permitiu estabelecer a base de um acordo. Fontes do Braga davam a batalha como perdida para os dragões na altura e os exames médicos com os azuis e brancos ficaram marcados para a sexta-feira dessa semana (dia 18), tendo sido cumpridos na clínica Espregueira Mendes, no Estádio do Dragão, como O JOGO noticiou. Os preparativos para a apresentação, como a captação de imagens, foram colocados em marcha nas horas seguintes, tendo apenas ficado, sabe-se agora, por colocar o preto no branco. O médio, aliás, chegou a entrar em contacto com António Salvador a agradecer o convite e a dar conta da opção pelos portistas.
16914315
O céu azul sobre o regresso de Moutinho ao FC Porto começou, no entanto, a ficar cinzento a partir de sábado, quando fonte próxima de Sérgio Conceição garantia que este, devido a uma cirurgia aos dois joelhos conduzida por José Carlos Noronha, tinha sido surpreendido com a saída de Otávio para o Al Nassr. O treinador, sabe O JOGO, foi confrontado com a possibilidade de receber o internacional português muito antes da saída do luso-brasileiro e nunca o vetou liminarmente, por entender que injetaria mais caráter e personalidade ao balneário. Porém, não o via como uma prioridade, por duas razões: a existência de seis médios no plantel para duas posições, sendo que Alan Varela, Nico González, Eustáquio e Grujic implicaram investimentos avultados, Romário Baró continuará no grupo por ter características diferenciadas e Bernardo Folha até está na iminência de renovar contrato; além disso, não o via a enquadrar-se na forma rápida e agressiva em que pretende ver os dragões jogar, o que poderia originar uma falta de minutos, o que decerto também não agradaria ao próprio jogador, de 36 anos. Conceição preferia ver os recursos financeiros aplicados no reforço de outras posições.
O processo entrou num limbo, com sucessivos adiamentos da apresentação e a impaciência de Moutinho foi aumentando. O Braga reentrou em cena e aproveitou o descontentamento de Moutinho para o desviar. De resto, o processo nem terá sido fechado por Jorge Mendes.
16915421