Em entrevista à Sporting TV, José Peseiro analisou as primeiras semanas de trabalho do Sporting 2018/19 e abordou a luta pelo título de campeão nacional.
Corpo do artigo
Ideias: "Queremos continuar a ser uma equipa espetacular, que crie emoção e leve pessoas ao estádio, mas também corrigindo algo do processo e transição defensiva para melhorar a eficácia da qualidade do jogo".
Sentimento: "Orgulho em treinar o Sporting e qualquer treinador do mundo o gostaria de fazer. Aceitámos com o mesmo compromisso, ilusão e profissionalismo de quem está num clube que é enorme. Quem quer desafios só pode estar num clube desta dimensão".
Mensagem: "Uma mensagem de confiança e também de aglutinação. Temos de mostrar aos sócios que a Academia é um local sereno onde se trabalha com qualidade. Também queríamos mostrar o nosso trabalho sem reservas e sem tabus".
Sistemas: "Na minha primeira passagem utilizámos preferencialmente o 4x4x2 losango, porque se adequava aos jogadores que tínhamos na altura. O sistema nunca pode ser rígido. Haverá uma estrutura base, um plano B e estas vão ser determinadas quando tivermos o grupo fechado. Depende que avançados e médios vamos ter para tomar as decisões finais. O Sporting terá de passar 80 por cento do tempo do jogo em domínio e posse, mas, para sermos uma grande equipa, também temos de ser fortes em transição ofensiva e equilibrada a defender. Só assim poderemos ser fortes em todos os momentos do jogo".
Gestão de emoções: "Num clube destes, saber gerir as emoções é essencial para se vencer. A responsabilidade de ganhar é tremenda por tudo o que se passa à volta do clube. Quando as coisas correm muito bem não pode haver euforia, mas quando as coisas não correm tão bem não pode haver frustração. Os adeptos têm o direito de fazer isso, mas essas emoções não podem passar para o jogador".
Título: "É encarado com a normalidade de quem está no Sporting, mas pensando que o mais importante neste momento é a forma como estamos a fazer as coisas. Gostaria de já ter o clube fechado, porque melhores resultados poderiam ser alcançados mais rapidamente, mas não queremos hipotecar coisas no Sporting. Queremos ver quem vai regressar, até porque já podíamos ter contratado alguns jogadores para essas posições, mas queremos quem tem qualidade e conheça o Sporting".
O que os adeptos podem esperar e um pedido: "Temos cumprido o que era importante, estamos contentes com o trabalho, com a confiança e com 30 jogadores quero que sintam que podem não ter espaço no Sporting. Perante momentos mais stressantes quem tem uma performance melhor é mais procurado. Ambiente bom, clima bom, sinto que temos ambição e estamos entusiasmados. Podem esperar de nós aquilo que o clube exige: entrega. Queremos ganhar todos os jogos, mas para isso é preciso ser muito profissional e muito responsável. Há que ter confiança e acreditar no trabalho de todos. Tenham paciência e deixem as desconfianças de lado".