Taremi voltou a servir Evanilson, reforçando o estatuto de principal municiador do colega com quem disputa o papel de goleador-mor.
Corpo do artigo
A vitória suada do FC Porto no reduto do Moreirense (0-1) serviu de palco ao reatamento de uma parceria com provas dadas e que vai rendendo dividendos aos dragões.
Taremi sprintou pela ala esquerda para oferecer de bandeja a Evanilson o golo que decidiu o encontro, reforçando em simultâneo o estatuto de "melhor amigo" do avançado brasileiro nas quatro linhas.
É que, vasculhando ao detalhe a carreira do camisola 30, não se encontra outro jogador que lhe tenha oferecido tantos golos como Mehdi. A conta vai em cinco e deixa o goleador persa numa espécie de duplo papel: o de principal municiador de "Eva" e, em simultâneo, de grande concorrente interno do canarinho em termos de peso goleador, até porque Toni Martínez, apesar de ter estado em alta contra a Lázio, não ultrapassou nenhum dos dois na hierarquia.
Quanto ao frente a frente, há equilíbrio na hora de atirar a contar, uma vez que tanto Taremi como Evanilson somam 14 golos em 2021/22, que os colocam na peugada de Luis Díaz, transferido para o Liverpool, mas ainda em posse do estatuto de máximo artilheiro portista na presente época com 16 golos.
Certo é que Taremi e Evanilson têm sabido coexistir e foram titulares nos últimos dois jogos dos dragões na Liga. E se nem todos os golos do iraniano (12) e do brasileiro (oito) no campeonato foram decisivos, a verdade é que já contribuíram diretamente para a conquista de 16 pontos dos dragões (25 por cento), distribuídos de igual forma: oito à conta de Mehdi e oito da responsabilidade de "Eva". Num exercício abstrato, se fossem subtraídos os tentos anotados por Taremi a Gil Vicente, Tondela (fez hat-trick), Estoril e Sporting e os que Evanilson marcou a V. Guimarães, Belenenses (três), Marítimo e Moreirense, o FC Porto teria, nesta altura, 47 pontos, apenas mais três do que o Braga, quarto classificado.
Voltando ao bom entendimento entre os dois avançados, importa referir que o golo de Moreira de Cónegos foi o primeiro elaborado pela sociedade em praticamente quatro meses. Os últimos datavam do final de outubro, frente ao Boavista (triunfo azul e branco por 4-1), numa partida em que Taremi até assistiu o Evanilson, autor de um "bis", em dose dupla.
Taremi é, de resto, o líder destacado do ranking de melhores assistentes do ex-Fluminense, onde surge secundado por Marcos Paulo, atualmente no Famalicão, que ofereceu quatro tentos a Evanilson no Brasil. A fechar o pódio estão Sérgio Oliveira, cedido pelos dragões à Roma, e Nené, veterano médio-ofensivo brasileiro, ambos com três ofertas. Já em sentido inverso, a única ocasião em que "Eva" assistiu Mehdi aconteceu esta temporada, sem resultados práticos: foi na derrota (3-1) frente ao Santa Clara, na Taça da Liga, que acabaria por ditar a eliminação precoce do FC Porto.
Para Evanilson, 2021/22 tem sido a época de afirmação nas opções de Sérgio Conceição. Segue-se outro desafio, o da estreia a marcar nas competições europeias. O brasileiro ainda não faturou na Champions e na Liga Europa, algo que quererá riscar da lista de objetivos, se possível já depois de amanhã, na visita à Lázio. Caso isso aconteça, também ficará mais perto da meta traçada no início da época: 20 golos. Faltam seis...
Curiosidades
Taremi abriu mesmo o ketchup
O golo que apontou ao Benfica, no último jogo de 2021, serviu de "exorcismo" a Taremi: desde então, participou em 50 por cento dos golos do FC Porto: cinco marcados e quatro oferecidos.
"Eva" na melhor época da carreira
A segunda temporada de Evanilson ao serviço do FC Porto tem sido de afirmação e o avançado já estabeleceu o melhor registo goleador da carreira. O anterior recorde pessoal remonta à época passada: dez tentos, divididos entre equipa principal (quatro) e B (seis).
O outro amigo que joga no... Famalicão
Depois de Taremi, Marcos Paulo foi o jogador que mais golos ofereceu a Evanilson - quatro, no Fluminense - e, curiosamente, encontra-se ao serviço do Famalicão. O extremo é mesmo um dos melhores amigos do camisola 30 dos dragões.