Sucessão de Xavi no Barcelona: Laporta e Deco em desacordo quanto a Sérgio Conceição
Laporta e Deco não estão em sintonia em relação ao perfil do sucessor de Xavi. O presidente do Barça quer Flick, o diretor quer Conceição. Segundo o “As”, o antigo internacional luso pretende ver o treinador do FC Porto no comando, por considerar que este tem capacidade para se adaptar à estratégia definida pelo clube
Corpo do artigo
A sucessão de Xavi Hernández no comando técnico do Barcelona, no final da temporada, continua na ordem do dia e Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, tem sido um dos nomes apontados como potencial substituto do catalão. Ora, segundo a imprensa espanhola, no caso o diário “As”, nesta altura há um desencontro de ideias entre as pretensões do diretor-desportivo, Deco, e o presidente do clube, Joan Laporta.
Para o antigo internacional português, o técnico do FC Porto tem o perfil ideal para assumir a liderança da equipa. Porquê? Porque quer dar um passo em frente na sua carreira e tem capacidade para se adaptar à estratégia definida pelo Barcelona. O mesmo periódico, de Madrid, sublinha ainda que Sérgio Conceição é uma instituição no FC Porto. Além disso, é um treinador com recursos, que soube sempre ajustar-se aos condicionalismos impostos pelo clube e aproveitar os jovens talentos, sem esquecer que é representado por Jorge Mendes, agente FIFA, que mantém boas relações com os dirigentes blaugrana. O “As” diz ainda que o treinador portista quer abandonar o clube no próximo verão.
No lado oposto está o responsável máximo do clube. Laporta entende que a melhor solução para substituir Xavi Hernández passa pela contratação de um treinador veterano, que seja capaz de aglutinar os sonhos dos adeptos. O presidente do Barça vê em Hansi Flick (58 anos, mais nove do que Sérgio Conceição) o perfil ideal para devolver ao Barça a energia do passado e fazer frente ao Real Madrid, eterno rival dos catalães. Flick, campeão europeu com o Bayern em 2020, está desempregado nesta altura, depois de ter sido despedido da seleção alemã, o que poderia facilitar o processo. De resto, informações provenientes da Alemanha, confirmam que há contactos entre o treinador e Laporta e que o técnico até já começou a estudar espanhol, numa iniciativa que parece deixá-lo um pouco à frente de Conceição na corrida ao trono do Barcelona.
O líder do Barça sente-se atraído pela escola de treinadores alemã e mantém de reserva nomes como Thomas Tuchel, atualmente no Bayern Munique e Julian Nagelsmann, selecionador alemão. Descartado está Pep Guardiola, um dos nomes mais desejados na Catalunha, mas que não irá romper o seu compromisso com o Manchester City. Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, também chegou a estar em cima da mesa, mas foi retirado depois de se saber que este pretende tirar um ano sabático quando finalizar a presente temporada no clube inglês e parece irredutível na sua decisão.
Também fora de hipóteses estão alguns técnicos espanhóis como Mikel Arteta (Arsenal), Imanol Alguacil (Real Sociedad) e Míchel (Girona).
Avança operação blindagem dos jogadores indiscutíveis
Paralelamente ao processo de contratação do substituto de Xavi Hernández, Deco acelera alguns dossiês considerados prementes para o clube. Desde logo, a renovação com o central uruguaio Ronald Araújo e o reajustamento do contrato do médio neerlandês Frenkie de Jong - ambos titulares indiscutíveis.
Araújo tem contrato até 2026, mas segundo a imprensa espanhola além do Bayern Munique há outros clubes com peso e dinheiro na Europa interessados na contratação do defesa. De resto, o jogador é dos mais mal pagos do plantel blaugrana. Frenkie de Jong tem uma situação diferente. O contrato sobe gradualmente e nos próximos dois anos terá um valor considerado exagerado para os atuais padrões do Barça, pelo que Deco tentará reajustar os valores para que este continue no clube.