A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do Sporting na goleada por 4-0 frente ao Leça, para os quartos de final da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
João Virgínia 4
Não sofreu golos nem teve quase trabalho, mas ficou mal em duas saídas dos postes (45" e 72") e num lance onde complicou com os pés (73").
Neto 6
Numa ou noutra jogada nem sempre esteve o mais seguro possível mas acabou por ir resolvendo a maioria dos lances.
Gonçalo Inácio 6
Fechou bem os caminhos e as linhas, impedindo com sucesso eventuais lances para a grande área.
Feddal 7
O mais certinho dos centrais leoninos, quer a defender quer nas ações ofensivas. Aos 21" e aos 77" efetuou dois cortes daqueles que são mesmo decisivos, ele que ainda podia ter marcado aos 73".
Esgaio 7
A lesão de Porro abriu-lhe caminho ao onze e à redenção, após a contestação de que foi alvo depois do jogo com o Santa Clara. Respondeu com duas assistências e uma série de arrancadas pelas direita que meterem a defesa do Leça em sentido. E saiu sob aplausos efusivos.
Ugarte 7
Melhor na primeira parte do que na segunda, onde teve uma quebra notória. Mas isso não apaga um trabalho "mandão" na sua melhor fase, onde pôs a equipa a mexer e onde ainda iniciou, com classe, o 0-2.
Matheus Nunes 7
Deixou a sua marca no segundo golo, num tiro cruzado. Aos 80" tem um passe longo de régua e esquadro que lançou Esgaio pela ala.
Rúben Vinagre 6
A defender sentiu algumas dificuldades, deixando espaços nas suas costas. Acabou por ir melhorando e terminou o jogo com a assistência (ainda com um desvio) para o 0-4.
Nuno Santos 6
Aos 53" teve uma grande oportunidade que quase deu golo e fechou a noite com o quarto golo, de cabeça.
Tiago Tomás 4
Muito desligado do futebol da equipa, com mérito dos centrais contrários mas também por apatia. Aos 75" teve ocasião de faturar, chegando atrasado a um cruzamento de Nuno Santos.
Gonçalo Esteves 5
Pela direita apresentou-se com vontade de desequilibrar, mesmo sem furar ao ponto de abanar a defesa contrária.
Paulinho 5
Teve pouco tempo para se encontrar com a bola mas procurou-a, ainda que sem conseguir brilhar.
A FIGURA
Tabata: 7
Saiu da sombra para iluminar caminho ao leão
O adversário não era aquele que mais poderia exigir dos talentos de Tabata mas este aproveitou o palco para se mostrar com esplendor. O 0-1 é de execução individual perfeita e o terceiro tento destaca-se pela tranquilidade e segurança do brasileiro. Pelo meio, arranjou ainda tempo para ajudar Matheus Nunes no 0-2. Muito ativo e combativo, saiu de campo com uma exibição bastante positiva e, também através da qual e pelas duas finalizações, valorizou outros tantos passes de Esgaio, em fase de reabilitação.