Sporting procura vingar fase de grupos com a Atalanta nos "oitavos" da Liga Europa
Leões não conseguiram vencer a formação italiana na fase de grupos
Corpo do artigo
O Sporting vai defrontar a Atalanta, que encontrou na fase de grupos da atual temporada, nos oitavos de final da Liga Europa. A formação lusa não apanhou assim o Slavia Praga, o adversário teoricamente mais acessível do sorteio, mas fugiu aos dois grandes "papões", os ingleses do Liverpool e os invictos alemães do Bayer Leverkusen.
Se o Benfica reencontra um conjunto que defrontou há três anos [Rangers], o Sporting, que deixou pelo caminho os suíços do Young Boys (3-1 fora e 1-1 em casa), vai assim disputar o acesso aos "quarto" com uma equipa com a qual tinha jogado na fase de grupos, num duplo duelo favorável aos italianos, que, por isso, venceram o Grupo D.
Os italianos ganharam por 2-1 em Alvalade, onde chegaram ao intervalo a liderar por 2-0, com os leões a reduzir num penálti do inevitável Gyökeres, e, em Bérgamo, registou-se uma igualdade a um, com Marcos Edwards a marcar para o Sporting.
Na sua história europeia, a formação leonina já tinha defrontado uma equipa na fase de grupos e depois a eliminar: em 2004/2005, na Taça UEFA, encontrou o Newcatle no Grupo D (1-1 fora) e, depois, bateu os ingleses nos "quartos" (0-1 fora e 4-1 em casa), rumo à final, perdida em casa com o CSKA Moscovo (1-3).
Com a Atalanta, o Sporting também já disputou duas eliminatórias, apurando-se em 1963/64, na caminhada para a vitória na Taça das Taças, e tombando em 1987/88.
Em 1963/64, época em que os golos fora não valiam a dobrar, como volta a acontecer agora, os leões perderam por 2-0 em Bérgamo, ripostaram em Alvalade, com um triunfo por 3-1, e, depois, qualificaram-se no campo neutro de Barcelona (3-1).
Os italianos vingaram-se 24 anos depois, ao superarem a formação lusa nos quartos de final, com uma vitória caseira por 2-0 e um empate a um golo em Alvalade.
O Sporting é a primeira equipa lusa a entrar em campo nos "oitavos", recebendo a Atalanta a 5 de março, uma terça-feira, pelas 17h45, para se desencontrar com o Benfica, que será anfitrião do Rangers a 7 de março.
Para os dois clubes lusos, o apuramento para os quartos de final será decidido a 14 de março, dia em que os leões se deslocam a Bérgamo e as águias a Glasgow.
No que respeita aos outros embates, destaque para o favoritismo do Liverpool, líder da Premier Legue, face aos checos do Sparta Praga, e do Bayer Leverkusen, comandante invicto e destacado da Bundesliga, perante os azeris do Qarabag, carrascos do Braga.