Treinador de 40 anos orientava a equipa B leonina e agora substitui Rúben Amorim
Corpo do artigo
O Sporting informou na manhã desta segunda-feira que João Pereira é o novo treinador da equipa principal, substituindo Rúben Amorim, que rumou ao Manchester United. O antigo lateral-direito, de 40 anos, orientava os "bês" leoninos.
Tiago Teixeira, José Caldeira, António Calça e Pina, Hugo Borges, Tiago Ferreira e Luís Neto compõe a equipa técnica.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting avança que a nova equipa técnica “assumirá de imediato o comando técnico”.
De salientar o regresso de Luís Neto ao Sporting. O defesa-central terminou a carreira de futebolista na temporada passada, ao serviço dos leões, e regressa como um dos adjuntos de João Pereira.
João Pereira começou a carreira nos bancos em 2021/22 como adjunto nos sub-23 leoninos. Nas duas épocas seguintes foi treinador principal nesse escalão e esta época assumiu o Sporting B (quatro vitórias em 11 jogos).
Como futebolista jogou também em Alvalade, onde pendurou as chuteiras no fim da temporada 2020/21, passando ainda por Benfica, Gil Vicente, Braga, Valência, Hannover 96 e Trabzonspor.
O comunicado na íntegra:
"A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante também designada por Sporting SAD), nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de abril, vem informar o mercado sobre os membros da equipa técnica e respectivos auxiliares da equipa principal masculina de futebol profissional da Sporting SAD, a qual assumirá de imediato o comando técnico, sendo composta por:
João Pedro da Silva Esmail Pereira, Tiago Filipe Monteiro Teixeira, José Eduardo da Encarnação Caldeira, António Mascarenhas Cassiano Neves Calça e Pina, Hugo Miguel Tecelão de Sousa Borges, Tiago Alexandre Baptista Ferreira, Luís Carlos Novo Neto."