Sporting defronta o Marinhense para a Taça de Portugal e formação regressa a palco

Salvador Blopa
Mário Vasa
Rui Borges já estreou quatro jogadores esta época, na Taça da Liga, e pode reforçar a aposta frente ao Marinhense. Blopa, titular com o Alverca, brilhou com um bis e é um dos maiores candidatos a merecer nova oportunidade num jogo onde o ponta-de-lança será Rodrigo Ribeiro ou Rafael Nel, lançados por Amorim.
Corpo do artigo
A época promete ser longa, e com várias frentes (I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões) os minutos vão, certamente, pesar nas pernas do núcleo duro do plantel leonino, e o passado serviu como lição para a importância de uma gestão cuidadosa do grupo.
Com esta noção bem presente, e sem descurar a importância do encontro, Rui Borges prepara-se para promover algumas mudanças na equipa que vai defrontar o Marinhense, da Série C do Campeonato de Portugal, clube que atravessa uma fase delicada - o treinador, Rui Sacramento, está suspenso, e foi alvo de processo disciplinar.
Na Taça da Liga, diante do Alverca, Rui Borges provou, novamente, que não tem medo de apostar nos "diamantes" de Alcochete, e a resposta não poderia ter sido melhor. O estreante Salvador Blopa foi titular e apontou dois dos golos da vitória leonina por 5-1, tendo sido assistido num dos tentos pelo jovem Flávio Gonçalves, também em estreia, aos 70". Nesse encontro, além desta dupla, também João Muniz e Chris Grombahi somaram os primeiros minutos pelo conjunto principal, elevando a nove o número de jogadores formados em Alcochete lançados por Rui Borges desde a sua chegada, na época passada (ver quadro).

As lesões de Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis vieram reduzir as opções de Rui Borges para o ataque, no entanto, existem alternativas "dentro de casa" que deixam o técnico um pouco mais descansado por estes dias.
Salvador Blopa poderá voltar a somar minutos diante do Marinhense até porque, à direita, tanto Geny Catamo como Geovany Quenda voltarão com alguma carga competitiva dos respetivos compromissos internacionais - por Moçambique e pelos Sub-21 de Portugal. No flanco esquerdo, Alisson Santos deverá somar a terceira titularidade da época - começou de início frente ao Paços de Ferreira, também na Taça, e contra o Alverca, na Taça da Liga.
A frente do ataque também deverá ser ocupada por um graduado de Alcochete, uma vez que Luis Suárez, atualmente ao serviço da Colômbia, é o único ponta-de-lança de raiz da equipa principal. Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel, ambos lançados ainda por Rúben Amorim, são os dois "rivais" por um lugar no onze inicial.
No meio-campo, Kochorashvili e Morita devem jogar de início, no entanto, o banco de suplentes deverá contar com alguns elementos da equipa B - Eduardo Felicíssimo, Samuel Justo, Manuel Mendonça e Flávio Gonçalves, todos com características diferentes, são candidatos a um lugar na convocatória.
Rui Borges confia nos miúdos, e prepara-se para voltar a dar palco a algumas das maiores pérolas de Alcochete.
Borges retoma hoje a preparação para a Taça
Após o gozo de uns dias extra de folga, o plantel leonino volta esta quarta-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, iniciando Rui Borges a preparação do jogo com o Marinhense, sábado, às 18h00, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. No treino já irão marcar presença alguns internacionais, nomeadamente Rui Silva, Inácio e Trincão, mas a lista de ausentes continuará a ser grande.
