O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futebol pela 20.ª vez, beneficiando da derrota do Benfica na visita ao Famalicão, por 2-0, na 32.ª jornada da I Liga, para chegar ao título.
Corpo do artigo
Momento de comunhão entre o treinador e os adeptos nos festejos do 20.º título destacado pelo clube leonino nas redes sociais.
Foi com enorme satisfação que Pedro Porro viu o Sporting conquistar o 20.º título de campeão nacional. O lateral espanhol, que representou os leões entre 2020/21 e metade da época passada, deixou uma mensagem nas redes sociais.
"Muitos parabéns campeões. De fora é muito bem ver feliz quem merece. Vocês merecem tudo", publicou.
Luís Figo recorreu às redes sociais para parabenizar o Sporting pela conquista do 20º título de campeão nacional.
Numa story do Instagram, o antigo craque português, atualmente com 51 anos, partilhou a foto com o rosto do treinador Rúben Amorim e de todos os jogadores campeões, deixando a seguinte mensagem: "Parabéns a todos". Na publicação, pode ver-se, ainda, os emojis da salva de palmas e de um coração.
O dinamarquês Peter Schmeichel e o argentino Beto Acosta, campeões pelo Sporting em 1999/2000, congratularam o clube lisboeta pela conquista do 20.º título da I Liga, nas redes sociais.
"Vamos lá despachar isto que tenho um avião para apanhar amanhã. É muito cedo para esta piada... Aproveito que está aqui o staff todo, que não têm tanta expressão mediática, e fazem parte do sucesso. Uma salva de palmas para eles. Disseram que só ganharíamos campeonatos de 18 em 18 anos, que só ganhámos porque não tínhamos público ou que jamais seremos bicampeões outra vez. Vamos ver..."
Já passava da 1h30 quando o autocarro do Sporting chegou, finalmente, ao Marquês, em Lisboa
É um dos momentos altos da festa do Sporting quando Rúben Amorim sobe ao palco montado no Marquês, em Lisboa
“Nunca vi nada como isto. Isto é um sonho desde que cheguei ao Sporting, mas não esperei que acontecesse na primeira época. Foi uma época difícil a nível pessoal, mas estou feliz e muito agradecido. Obrigado”.
“É uma felicidade enorme estar aqui com a malta. Jogando ou não, fomos campeões. Não tive oportunidade de jogar, mas sinto-me campeão, porque a malta sempre me incluiu no grupo. Sempre foi um sonho de criança estar aqui, a comemorar o título. Sonhava com isto desde a academia. Estou à espera de encontrar muito público, muita felicidade e muita alegria [no Marquês de Pombal]”.
“É um orgulho ser campeão pelo Sporting. O Sporting sempre esteve ligado à minha vida. Os meus pais foram atletas do Sporting, a minha mãe do salto em altura, o meu pai do voleibol. Este clube deu-me a vida literalmente. Os meus pais conheceram-se no Sporting. Este clube é o amor da minha vida. Mais do que feliz por ser campeão, amo este clube."
“É a segunda vez, mas não se compara à primeira. Na primeira vez em que fui [2020/21], tínhamos a covid-19. Isto é três, quatro, cinco, 10 vezes melhor. Obrigado aos adeptos, a toda a equipa, por tudo o que vivemos. Tudo está a valer a pena. Tinha fé que iríamos ser campeões nesta jornada. A maioria do plantel achava que seríamos para a semana, mas eu estava convicto de que seria nesta jornada. Nada se compara aos adeptos do Sporting. Temos aqui glória, devoção e vontade.”
“Sensação que não consigo explicar. Viver isto é algo que não consigo explicar, estou sem palavras e espero que se repita muitas vezes, é isso que eu quero. Espero que os adeptos desfrutem”
“Muito feliz e precisamos de festejar e depois preparar a final da Taça de Portugal. É uma loucura, nunca vi nada assim, estou a desfrutar. Este clube é uma família, estamos muito felizes e temos de festejar”.
Milhares de adeptos aguardam a chegada da equipa ao Marquês, em Lisboa
Diogo Pinto (jogador do Sporting): “Quem diria. Cheguei ao Sporting com 13 anos, na academia. Valeu a pena tudo. Amo os meus pais. Não estou a acreditar no que está a acontecer. Lembro-me de em 2020 estarmos fechados na academia e não termos conseguido festejar.
"Trabalhámos no duro toda a época. Finalmente conseguimos! Olha só para isto... É uma loucura! As pessoas em Portugal são muito apaixonadas. É um sentimento incrível. Estou muito agradecido. É o que eu queria e é o que recebi. Portugal é verde!"
"É tudo o que imaginava, tudo o que eu mais queria na minha vida. Eu nunca iria imaginar que estaria no Sporting. É só agradecer a Deus. Campeão, porra!"
Muito feliz! Vamos! Vim por momentos como este. Não tenho palavras. Acreditei desde o início. Vou desfrutar até ao último momento."
"É a segunda vez, mas agora está 3, 4, 5 vezes melhor. Ainda nem chegamos ao Marquês, está incrível. Obrigado aos adeptos, por tudo o que vivemos, por tudo o que se passou nesta época. Está tudo a valer a pena. Achava que era já hoje o título. Depois da nossa vitória, tinha muita fé. Muita gente achava que ia ser na semana que vem, eu disse que ia ser já. Graças a Deus aconteceu. É inexplicável isto. Nada se compara aos adeptos do Sporting, é único. Não adianta falar. Nada se compara a estes adeptos, esta família, este clube."
“O Sporting é muito grande. É enorme. Não tenho palavras. Estou muito orgulhoso. Somos campeões. É um sonho que se tornou realidade. Estou orgulhoso pelo meu percurso até hoje. Estamos a comemorar um grande título em conjunto com esta família do Sporting. Disseram que o jogo com o Benfica era o jogo do título. Valeu a pena.”
"Estou muito bem. Às vezes parece, mas não bebi nada. É inexplicável. O primeiro título já foi bom, este é ainda melhor e espero que venham muito mais com vocês, meus amigos adeptos. Amo-vos de coração e venham para a festa."
Com a derrota do Benfica, o Sporting, que no sábado venceu em casa o Portimonense (3-0), volta a conquistar o título, depois do último em 2020/21, somando 84 pontos, mais oito do que o Benfica, quando estão apenas duas jornadas por disputar.
"Deram-me o lugar VIP do autocarro. Que mais posso pedir? Isto é tudo incrível. Nunca tinha vivido algo assim. Estes festejos são incríveis. O meu pensamento no hospital era só vir para aqui. Disseram-me para ficar lá de noite e disse 'não, não há forma'. Sendo campeões, tinha de vir para cá. Este título significa que o trabalho deu frutos. Foi uma época complicada, mas com trabalho e crescimento foi possível alcançar os objetivo. Jogo do título? Acho que foi contra o Benfica. Todos foram importantes, mas acho que esse foi fundamental."
"Estou muito contente. Acho que vai ser de loucos no Marquês. Vamos festejar este campeonato com os adeptos e vamos tentar fazê-lo novamente. Não há problema. Vamos desfrutar como fizemos desde o início da época. É o primeiro título em toda a minha carreira. Só vejo fumo [da pirotecnia] à frente. Nunca experienciei algo assim. Não sei o que dizer. Só consigo desfrutar"
Ser campeão: "Fantástico. Mal posso esperar por ir para o Marquês. Espero que possamos celebrar com os adeptos todos lá e ficar loucos. Merecemos este título, fomos a melhor equipa do campeonato. O grupo é muito especial. Caráteres diferentes, grandes personalidades. Por isso é que somos os melhores. Gyokeres? Jogou demasiado esta época"
O título: "Não consigo falar... Queria só mandar um beijinho para os meus avós que estão a ver em casa em direto. Quero que eles desfrutem de ver o seu neto campeão duas vezes pelo Sporting. Gosto muito deles e tenho-os sempre no coração"
Festa no Marquês: "Não tenho noção do que vai ser. Vai ser muito bom."
Autocarro do Sporting ruma ao Marquês, para festejar junto dos adeptos a conquista do 20º título nacional
“Os adeptos acreditaram desde o princípio [no campeonato]. Nós também acreditámos desde o princípio. Acabar desta forma é formidável. É unânime que merecemos ser campeões neste ano. Obviamente, agora, temos de ir festejar.
O jogo com o Benfica, em casa, pode ter sido o jogo chave [do campeonato].
Não é hora de falar disso [do momento em que a direção presidida por Frederico Varandas assumiu o Sporting e da transformação do clube após o final conturbado da época 2017/18]. É hora de dar os parabéns a toda a direção, a todos os jogadores, a toda a equipa técnica, a todos os adeptos.”
Título já hoje: "Estivemos à espera do final, estramos feliz, agora é aproveitar o momento. Não estávamos à espera, o Benfica até estava bem, podia ganhar, era o que esperávamos, festejar na próxima semana."
Importância do título: "Todos os títulos são importantes, são todos bem-vindos e vividos da mesma forma, agora vamos desfrutar. Já tenho alguns títulos, agora quero dar continuidade."
Futuro de Amorim: "Rúben é um excelente treinador, temos todos um carinho grande por ele. No balneário não sabemos nada do seu futuro..."
“Numa noite de enorme festa e celebração para todos os sportinguistas, destaco a excelente prova realizada pelo clube, face a adversários que, pela dedicação e empenho demonstrados, apenas valorizaram mais esta inolvidável conquista do clube”
"É maravilhoso, é um ótimo dia, vamos celebrar. Como celebrei? Ainda nem começou, vamos ver. Vamos ver o que acontece, é o meu primeiro título"
"Explicar elebração? Só depois da Taça de Portugal"
"Futuro? Adoro isto, tem sido maravilhoso e vamos tentar acabar da melhor forma, vamos ver o que acontece."
"Rúben Amorim é um grande treinador, não me importava de ficar com ele, foi ele quem me trouxe. Não posso prometer nada, eu gosto de estar aqui, não me importo de ficar, mas as coisas mudam muito rapidamente, vamos ver o que vai acontecer. É difícil prever o futuro e o que vai acontecer, ainda temos jogos esta temporada"
"Foi mérito nosso, fomos a melhor equipa do campeonato e demonstrámos isso."
"A quem dedico? A toda a equipa, à nossa família, à gente do Sporting, que durante um ano apoiou todo o tempo. E que sofreu connosco também."
"Amorim na próxima época? Agora é tempo de festejar."
Época sem expulsões: "Estou muito melhor agora. Foi especial. O outro campeonato foi atípico, sem público, sem competições europeias. Agora teve tudo."
Decisivo: "Momento chave? Em Alvalade, o dérbi ajudou muito. Fomos muito consistentes."
A família: "O meu filho mais velho ficou muito feliz e vai continuar no Marquês. É uma felicidade enorme, agora temos de ir festejar."
Ficar: "Título que faltava? Faltavam muitas coisas. Eu tenho contrato e sou treinador do Sporting. Vamos festejar hoje. Pazes feitas com os adeptos? Acho que sim, vamos ver no Marquês. Tenho contrato com o Sporting, é o que tenho a dizer."
“O Sporting Clube de Portugal sagrou-se, esta noite, campeão nacional 2023-24! Perante esta conquista, endereço os parabéns a toda a equipa, treinadores e dirigentes pelo excelente campeonato, competitividade e garra que demonstraram jornada a jornada, bem como ao presidente Frederico Varandas. Parabéns ao Sporting por mais um título a juntar ao já vasto palmarés!”
Rúben Amorim é o quinto treinador a conseguir ganhar mais do que um campeonato de futebol pelos leões na carreira, igualando um feito apenas conseguido por Joseph Szabo, Cândido de Oliveira, Randolph Galloway e Otto Glória.
Roger Schmidt: "Parabéns ao Famalicão pela vitória, mas também ao Sporting, que mereceu ser campeão esta época. Fizeram uma grande época. Parabéns também ao Rúben Amorim, estiveram muito bem. Demos o nosso melhor, mas esse melhor não foi suficiente para vencer o campeonato. Este jogo de hoje foi a imagem da época. A primeira parte foi muito dividida, a segunda começámos bem, tivemos boas oportunidades, mas falhámos. O adversário deu a volta por cima, perdemos o jogo e o campeonato também.”
O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futebol pela 20.ª vez, três anos após a conquista do último título - ambos sob a liderança do treinador Rúben Amorim -, reforçando um palmarés marcado por dois grandes hiatos.
Após décadas de braço-de-ferro com o Benfica, o clube de Alvalade efetuou uma longa travessia no deserto entre 1982 e 2000, ficando 18 anos sem festejar a vitória no campeonato, que foi ainda mais prolongada depois do título alcançado em 2002, uma vez que só voltou a ter idêntico sucesso em 2021, 19 anos mais tarde.
Palmarés
Campeonato nacional: 20 (1940/41, 1943/44, 1946/47, 1947/48, 1948/49, 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1953/54, 1957/58, 1961/62, 1965/66, 1969/70, 1973/74, 1979/80, 1981/82, 1999/00, 2001/02, 2020/21, 2023/24).
Taça de Portugal: 17 (1940/41, 1944/45, 1945/46, 1947/48, 1953/54, 1962/63, 1970/71, 1972/73, 1973/74, 1977/78, 1981/82, 1994/95, 2001/02, 2006/07, 2007/08, 2014/15, 2018/19).
Campeonato de Portugal: 4 (1922/23, 1933/34, 1935/36, 1937/38).
Taça da Liga: 4: (2017/18, 2018/19, 2020/21, 2021/22).
Supertaça: 8 (1982/83, 1987/88, 1995/96, 2000/01, 2002/03, 2007/08, 2008/09, 2015/16, 2019/20).
Taça das Taças, 1 (1963/64).
Finalista da Taça UEFA: 1 (2004/05).
Sporting campeão português de futebol pela 20.ª vez
O Sporting sagrou-se campeão português de futebol pela 20.ª vez, beneficiando da derrota do Benfica na visita ao Famalicão, por 2-0, na 32.ª jornada da I Liga, para chegar ao título.