Resultados da Assembleia Geral foram dados a conhecer logo após o Sporting-Casa Pia (2-0), partida da oitava jornada da I Liga
Corpo do artigo
Os sócios do Sporting aprovaram hoje as contas referentes ao exercício 2023/24 e a compra do Alvaláxia, ambos com votação favorável acima de 90%, em assembleia geral realizada no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Segundo o presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Palma, as propostas “foram ambas aprovadas”, com votações “esmagadoras” que mostram que “o clube está hoje unido”, tendo participado 2.710 sócios votantes na reunião magna.
As contas relativas a 2023/24 foram aprovadas com 95,15% dos votos, mostrando ampla nota positiva dada pelos associados a um resultado líquido positivo de 21,1 milhões de euros no clube, de acordo com o relatório de gestão e contas.
As contas do clube ‘saltam’, assim, dos 431 mil euros do exercício anterior para os 21,1 milhões de euros, um número que se segue aos 12,1 milhões de resultado líquido positivo da SAD dos ‘verdes e brancos’, já anunciados em 10 de setembro.
Em setembro, a direção do clube, liderada por Frederico Varandas, apresentou a proposta de aquisição do espaço comercial Alvaláxia por 17 milhões de euros, hoje aprovada com 96,09% de votos favoráveis.
João Palma não esclareceu que tipologia de compra foi aprovada, se a compra direta ou ações em cima da mesa, as duas equacionadas na proposta do Conselho Diretivo, que, de resto, foi já sujeita a parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.
Em 19 de setembro, o clube apresentou um plano estratégico para os próximos 10 anos em que a recompra do complexo, para ser reconvertido num novo museu, é uma das pedras basilares.
O espaço comercial junto ao estádio foi alienado em 2007, durante a presidência de Filipe Soares Franco, e o objetivo é criar um espaço “de entretenimento”, seja em dias de jogo ou não.
Entrevistado na Sporting TV, João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, afirmou: "Antes da comunicação dos resultados, os dois pontos foram aprovados, mas queria sublinhar três ideias. A AG aconteceu de forma muito ordeira. O estado de pacificação do clube espelhou-se hoje. Os adeptos colocaram questões muito pertinentes. Foi mais um dia grande para o Sporting, que se está a tornar um clube diferente, algo que se sublinha com gestos como estes. Queria também sublinhar a presença de muitos jovens. Os pais foram votar e fizeram-se acompanhar. As pessoas vão para a AG porque confiam que tudo vai correr bem. As percentagens são esmagadoras e significam que o clube está muito unido. Quem acompanha a vida do Sporting sabe como o clube tem vivido períodos muito conturbados, mas hoje, fruto das vitórias que tem conquistado, tornando-se muito habituais, consolida a união do Sporting e isso sente-se. Também tem a ver com a saúde financeira. As pessoas sentem isso, vêm às Assembleias Gerais e votam. Dizer também que o Sporting foi vendedor de património num passado não muito distante, nomeadamente o Alvaláxia, mas hoje aconteceu o contrário".