Avançado nascido em França marcou nos últimos cinco jogos do campeonato e já tem o brasileiro Lima na mira
Corpo do artigo
Banza está imparável. O avançado do Braga marcou nos últimos cinco jogos do campeonato, um feito que só tinha sido alcançado no clube pelos brasileiros Jorge Gomes, Vinícius, Zé Roberto e Lima.
Decisivo no último jogo ao iniciar a reviravolta do resultado na receção ao Rio Ave, Banza marca um golo a cada 82 minutos. Só Paulinho e Alejandro Marqués precisam de menos tempo para faturar.
O último golo assumiu até enorme importância por ter iniciado a reviravolta contra o Rio Ave, depois de ter começado a sequência goleadora contra o Moreirense, prosseguindo a série a marcar diante do Farense, Boavista e Estrela da Amadora.
O avançado nascido em França, mas chamado à seleção da República Democrática do Congo, persegue agora o recorde do clube, que pertence a Lima. O antigo artilheiro marcou em sete jogos consecutivos em 2011/12, depois de uma primeira série de seis jogos sempre a faturar nesse mesmo campeonato. Ora, para igualar ou superar o recorde de Lima, o desafio do jogador francês passa agora por marcar a Gil Vicente (fora), Portimonense (casa) e Arouca (fora), tendo depois o Estoril, na Pedreira, como nova oportunidade para fazer história.
Banza soma seis golos no campeonato, dois em casa e quatro fora, não tendo beneficiado para o efeito de qualquer penálti
Curiosamente, Banza já tinha ameaçado a sequência de cinco jogos a marcar nas quatro primeiras jornadas da época passada, mas, na altura, interrompeu a série ao ficar em branco na receção ao Vitória, num duelo em que a equipa bracarense venceu, por 1-0, com um golo de Tormena, aos 90'+8'.
Atualmente com seis golos no campeonato, tendo ficado em branco apenas nas jornadas contra o Famalicão e o Sporting, Banza divide o segundo lugar na lista de marcadores do campeonato com Gyokeres (Sporting), superado apenas por Héctor Hernández (Chaves), que tem mais um remate certeiro. O francês do Braga tem sido letal, sobretudo fora de casa, somando dois golos na Pedreira e quatro na condição de visitante, não tendo beneficiado para o efeito de qualquer penálti. A eficácia tem sido tremenda e, se estendermos a análise a todos os jogadores da I Liga, o ponta-de-lança dos arsenalistas marca um golo a cada 82 minutos de competição. Só Paulinho (Sporting), com uma finalização a cada 79', e Alejandro Marqués (Estoril), com um golo a cada 78', conseguem fazer melhor.
17144123
17145120