Treinador do FC Porto fez antevisão ao jogo com o Liverpool e destacou que os dragões têm algo a provar nesta partida
Corpo do artigo
Que jogo espera? "Espero um jogo de acordo com o que a equipa tem feito. Somos uma equipa muito competitiva, que procura o golo, mas a procura do gola é sempre feita de um forma equilibrada. O campeonato diz-nos que somos a melhor defesa e omelhor ataque e amanhã é importante sermos uma equipa consistente. O primeiro golo não pode acontecer, não podemos entrar com receio de sofrer o golo, porque pode ser pior a emenda que o soneto. Temos de ser iguais a nós próprios. Não acredto que exista a diferença toda que existiu no primero jogo, não existe esse desnível. O Liverpool foi muito eficaz e em momentos chaves, onde sabiamos que o Liverpool era forte, pecámos numa ou outra situação e queremos fazer um jogo diferente."
Disse aos jogadores para esquecer o primeiro jogo? Estamos a disputar os oitavos, sabemos do resultado que houve. Não há motivação maior porque: primeiro temos o símbolo ao peito, envergar a camisola e respeitar a história; depois estamos na Champions; e o terceiro é o orgulho em dar imagem diferente. Não quer dizer que tenha sido má, houve coisas positivas no primeiro jogo. Voces vêm os golos, mas houve mais. Cometemos erros que normalmente não cometemos e os pequenos pormenores podem ser decisivos. A motivação maior de joga amanhã é prepresentar o FC Porto."
Lesão de Marega: "O Marega tem caracteristicas muito especificas do que é um atacante. É verdade há jogadores de igual qualidade, mas com características diferentes. Já com Marega tínhamos nuances diferentes dentro do próprio jogo. Passará por, jogo a jogo, definir a melhor estratégia, pensado o que é a nossa equipa. Também poderá passar por uma mudança ou outra no que é a estrutura habitual."
Ganhar este jogo ou o do Paços? "Este jogo por quantos? O nosso objetivo principal é o campeonato..."
Waris a titular? "Ainda falta um treino, algumas horas para vermos quem joga amanhã." (Nesta altura Sérgio Conceição tem de escrever o nome de Waris num papel para ajudar o tradutor)
Poder do FC Porto. "Os grandes clubes da Europa em termos de potencial financeiro estão bem apetrachados e a diferença é muito grande em relaçáo à Europa. Não se pode olhar em relação à diferença que houve, porque eliminámos o campeão de França; o vice-campeão alemão, que foi uma equipa excecional no ano passado. Podemos ombrear com qualquer equipa da Europa. Sem duvida que cada vez está mais dificil, não há problema em admitir que a diferença em relação aos recursos."
Menos pressionado para este jogo? "Nós gostamos da pressão. Ela é diária, exigencia é diaria. O FC Porto tem de estar presisonado a ganhar o campeonato, a fazer o melhor possível. A pressão tem de ser sinónimo de determinação, não tem de inibir ou não deixar com que os jogadorer metam cá fora o seu valor. Nunca é uma vantagem não estar pressionado por esses motivos. Preferia estar bastante mais pressionado para ganhar o jogo. E vamos estar porque vamos de encontro em relação à história do FC Porto, o melhor clube de Portugal. Isso já nos pressiona. Os jogadores estão habituados à pressão. Ela é sempre boa."