Declarações de Tiago Teixeira, adjunto de João Pereira, após o Sporting-Santa Clara (2-1) dos oitavos de final da Taça de Portugal
Corpo do artigo
Muitas paragens justifica não conseguir impor o ritmo? O que tirou de positivo, além da qualificação? "Sim, grande objetivo era passar mais uma eliminatória e foi conseguido. Voltámos a entrar bem no jogo, de forma cautelosa, pois era uma eliminatória, mas conseguimos controlar e perceber os espaços. Não conseguimos concretizar logo as primeiras ocasiões contra equipa em bloco baixo sem ter muita bola, mérito nosso que não permitimos transições nem que pudessem sair do seu meio-campo. Foi vitória com muito mérito. O Santa Clara não merecia nem o empate, fez os dois remates já depois dos 90'. Os jogadores deram boa respostas apesar de limitados fisicamente e alguns noutras posições."
Estado de espírito de João pereira? "Depois de uma vitória é sempre excelente. Numa prova a eliminar o importante é seguir em frente. Se conseguirmos ganhar todos os jogos desta forma até ao fim assinava já. Justificámos a vitória e seguimos em frente com todo o mérito."
Quebra: "Foi uma questão meramente física. É uma equipa com muitos jogos e que tem jogado quase com os mesmos. Estão a jogar dois de 17 anos no onze e entrou o Maurto Couto, mais uma estreia. Só o resultado interessa, a resposta dos jogadores e uma grande vontade de querer passar."
Quatro alas-direitos: "Estão habituados a jogar com o pé certo, de pé trocado. Neste jogo por questão tática e física tivemos de fazer algumas adaptações. Mas não é nada estranho para eles."
Pausas e arbitragem irritaram? "Intranquilidade dos jogadores e algumas situações foi mais devido à postura do Santa Clara, que praticamente abdicou de jogar e a perder tempo desde o início do jogo. Às vezes faltas exageradas, mas nada de especial. Os jogadores sentiram-se prejudicados por algumas perdas de tempo."
Gyokeres cumprimentou João pereira. Estão com o treinador? "Sinal que todos querem ganhar. Como se marca o 2-1 e com os jogadores limitados fisicamente... Desde o primeiro dia que sentimos entrega enorme. Não fizeram mais porque não conseguiram. Não temos nada a apontar aos jogadores, estão de parabéns, tiveram atitude e empenho incrível."
Confiança em jogadores como Kovacevic? "Temos confiança total em todos. Jogaram os mais preparados. Não existe rotatividade."
Onde o Sporting tem evoluído? "Não concordo que o Sporting não crie tantas oportunidades de golo, continuamos a criar. Estamos bem nesse capítulo, é questão de eficácia. Defensivamente temos de melhorar, mas são pequenos detalhes."