
Carlos Vicens
LUSA
Treinador do Braga anteviu o jogo de sexta-feira (20h15) em casa do Estoril, a contar para a 15.ª jornada da I Liga
O Braga vai realizar na sexta-feira o seu 30.º jogo oficial, passando a ser a equipa portuguesa com mais partidas realizadas até ao momento, e apesar de ter considerado que, na segunda parte diante do Santa Clara, na segunda-feira, isso se notou na menor frescura dos minhotos, Carlos Vicens reforçou a ideia de que não usa o calendário com muitos jogos como desculpa.
O treinador admite haver alguma "fadiga acumulada", mas frisou que "o mais importante está aqui", apontando para a cabeça: "se isto funciona e tem a mentalidade certa, o corpo adapta-se". "Eles sabem que nunca lhes permito que usem o calendário como desculpa para nada e têm que se adaptar. São desportistas de elite e têm que fazer um esforço grande para que os seus hábitos diários lhes permita ter uma recuperação o mais ótima possível. Se começas os jogos completamente recuperado? [Não]. Amigo, é o que há, isto é futebol de elite", disse.
Leia também Confirmado: Verstappen vai usar o número 3 no Mundial de Fórmula 1 em 2026
O treinador espera dificuldades no terreno do Estoril, sexta-feira, no jogo que abre a 15.ª jornada, recordando a exibição dos canarinhos no Dragão, obrigando o FC Porto a uma vitória suada (1-0), mas quer dar sequência a uma das melhores sequências da temporada. Os bracarenses somam quatro vitórias consecutivas no campeonato (e não perdem há sete jogos seguidos, com seis triunfos e um empate) e podem isolar-se no quarto lugar à condição se vencerem (ou empatarem e o Gil Vicente perder).
"É óbvio que estamos num dos melhores momentos da temporada porque a equipa, a equipa está num bom momento, com um nível alto de assimilação das ideias que trouxemos, é uma equipa muito reconhecível, uns dias com mais acerto, outros com menos", referiu.
Exibição menos conseguida com o Santa Clara? "Estamos a evoluir de tal maneira que, depois de 29 jogos, com ideias novas e diferentes, uma proposta clara que se pôde ver melhor nos últimos dois meses, chegamos a esta altura e, num jogo em que mesmo sem gerarmos tudo o que queríamos não permites praticamente que o adversário crie oportunidades, dizem que a exibição não foi muito boa. Isso quer dizer que alguma coisa devemos estar a fazer bem porque significa que já estão acostumados a outra coisa do Braga, que esperam mais", respondeu.
