
Arrey-Mbi
LUSA
Central chegou a ser chamado à atenção pela SAD e pela equipa técnica liderada por Carlos Carvalhal. Além de chegar atrasado à Cidade Desportiva e de ter aumentado o peso, o central cometeu muitos erros em campo. Foi-lhe lançado um repto para ser um dos melhores da Europa e o resultado está à vista.
Arrey-Mbi chegou aos 50 jogos pelo Braga na última jornada, contra o Santa Clara, numa altura em que atravessa um grande momento e dá cada vez mais sinais de maturidade, confirmando as expectativas geradas quando chegou a Portugal, após fazer a formação no Chelsea, Leicester, West Ham, Wolverhampton e Bayern Munique. Neste último chegou, inclusive, à equipa principal, tendo feito a estreia na Liga dos Campeões, em 2020/21, contra o Atlético de Madrid, lançado por Hans-Dieter Flick, atual treinador do Barcelona.
Internacional sub-21 alemão, o defesa-central está a realizar uma grande época nos arsenalistas, cada vez mais adaptado ao futebol português e sem cometer os erros que o levaram a ser chamado à atenção na época passada. Carlos Carvalhal lançou-lhe algumas críticas em jeito de alerta. "Não podemos desculpabilizar tudo, os erros continuarem e ficar tudo na mesma. Vamos ponderar internamente e com calma. É uma aposta do clube, jogador da seleção alemã de sub-21, tem muita competência, mas tem de evoluir nessas questões que custam pontos; ele tem que fazer uma reflexão também", declarou o antigo treinador do Braga, após mais um erro do central no jogo contra o Estoril, que na altura custou a perda de dois pontos.
Leia também "Sente-se uma atmosfera diferente no Manchester United, mais entusiasmo e energia"
Arrey-Mbi colecionou alguns erros, um deles valeu mesmo a expulsão com vermelho direto por agredir à cabeçada Nélson Oliveira, avançado do V. Guimarães. Comportamentos que obrigaram a uma reunião com a SAD e com a equipa técnica.
O JOGO sabe que o central foi alertado para alguns comportamentos que tinha, porque chegava atrasado à Cidade Desportiva e tinha alguns quilos a mais. Foi-lhe lançado o desafio para ter maior consciência profissional, porque, caso estivesse 100 por cento focado no trabalho, tinha todas condições para ser um central de topo europeu. Arrey-Mbi aceitou o repto, está mais focado, não comete os mesmos erros e evolui imenso, inclusive no jogo aéreo, característica que precisava de melhorar.
Niakaté gera expectativa
Niakaté aguarda o veredito da federação do Mali. O central sofreu uma lesão na coxa direita contra o Santa Clara, foi substituído, aos 79", mas no dia seguinte viajou para Marrocos, onde se encontra a estagiar a seleção maliana. O Braga informou que o tempo de paragem será de três a quatro semanas, estando à espera para saber se o jogador volta já ao Minho ou se os responsáveis daquele país africano entendem que recupera a tempo de ser utilizado em algum jogo na Taça das Nações Africanas, que se realiza de domingo a 18 de janeiro.
Paulo Oliveira e Vítor Carvalho na luta
A lesão de Niakaté abre uma vaga no eixo defensivo do Braga para os próximos jogos. Recuperado de uma lesão muscular, Paulo Oliveira podia surgir como a hipótese mais natural, sem obrigar a adaptações, mas Carlos Vicens tem apostado em Vítor Carvalho. Contra o Santa Clara, por exemplo, tinha os dois no banco e entrou o brasileiro para o lugar de Niakaté.
Calendário muito apertado
O calendário do Braga é apertado até ao final do ano, com três jogos num curto espaço de tempo. A equipa joga amanhã contra o Estoril (campeonato), terça-feira nas Caldas da Rainha (Taça de Portugal) e recebe o Benfica no dia 28. Face à antecipação para amanhã, às 20h15, do jogo contra os estorilistas, Carlos Vicens falou hoje, às 10h00, em conferência de Imprensa.

