Equipa açoriana acompanha Sporting, Rio Ave, Moreirense, Estoril, Viseu e Fafe na próxima eliminatória da Taça de Portugal
Corpo do artigo
O Santa Clara garantiu, este domingo, uma vaga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, após vencer, por 1-0, o Vitória de Guimarães, em jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques.
A vantagem açoriana foi estabelecida por Júlio Romão, logo aos oito minutos, quando o médio desferiu, com tempo e espaço suficientes, um potente remate, desde fora da área, ao canto superior da baliza de Bruno Varela.
Em desvantagem no marcador, o Vitória de Guimarães tomou a iniciativa e foi prontamente em busca de um resultado propício à qualificação, sobretudo por Ricardo Quaresma, o jogador mais desequilibrador da equipa do Berço.
O experiente ala serviu várias vezes Bruno Duarte com cruzamentos 'teleguiados', mas o avançado não teve cabeça suficiente para finalizar na área, desperdiçando várias ocasiões nas duas partes (12', 20', 62' e 86'), algo que não ocorreu do outro lado.
A partida foi quase de sentido único, no caso em direção à baliza de André Ferreira, que também negou o golo a Miguel Luís, aos 11'. Enquanto isso, Bruno Varela sofreu raros calafrios entre os postes, o maior sentido quando Costinha rematou, já aos 68', a rasar a barra.
Apesar do claro maior pendor ofensivo do Vitória de Guimarães ao longo dos 90', ainda mais atrevido na parte final com a entrada de Rochinha e Edwards, o Santa Clara pouco ou nada se desorganizou defensivamente (e desdobrou ofensivamente).
Porém, os açorianos foram quiçá bafejados pela sorte quando o guardião André Ferreira, no último lance do desafio, evitou o empate já em cima da linha de golo, na sequência de um remate de Pepelu junto ao segundo poste.
O Santa Clara foi a quarta equipa da I Liga a apurar-se para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, juntando-se a Sporting, Rio Ave e Moreirense. As restantes são Viseu e Estoril (II Liga) e Fafe (Campeonato de Portugal).
A formação açoriana igualou a melhor prestação feita na Taça de Portugal, repetindo a participação nos oitavos-de-final tal como em 2019/20, 2017/18 e 2008/09.